O sistema de pare e siga no quilômetro 232 da BR-116, no trecho entre Estância Velha e Ivoti, será encerrado no início da manhã desta quarta-feira (22). Isso porque, a partir das 6 horas, motoristas que trafegam no sentido interior-capital poderão passar pela “nova pista” que está sendo construída pelo acostamento, em um trecho de cerca de 150 metros.
Conforme o engenheiro da Prosul, empresa contratada para fiscalizar a execução do contrato de manutenção da BR-116 de Porto Alegre a Nova Petrópolis entre a Neovias e o Dnit, João Paulo Araújo, o trabalho serve para evitar os congestionamentos causados pelo trânsito somente em uma pista desde que a encosta deslizou no dia 2 de maio, quando o forte volume de chuvas começava a atingir o Estado.
Desta forma, motoristas que sobem a rodovia no sentido de Novo Hamburgo à Serra, continuam passando pelo caminho já existente, desviando da cratera a uma distância segura, marcada por cones. Quem vem no sentido contrário irá para o novo acostamento, asfaltado durante o fim de tarde e noite desta segunda-feira (21), antes de retornar para a pista normal. “Nós próximos dias, também queremos iniciar a recuperação desta parte que cedeu, para então voltar o trânsito à normalidade”, afirma Araújo.
Terceira faixa
Após uma pausa forçada de três semanas, as obras para a terceira faixa no canteiro central da BR-116 retornaram nesta segunda-feira (21). As escavações estão sendo realizadas no trecho final de Novo Hamburgo, desde a altura do I Fashion Outlet até o viaduto de acesso a Estância Velha. A previsão é que ainda nesta semana a base fique pronta para a aplicação asfáltica.
LEIA TAMBÉM