Após começar a sexta-feira (17) com o trânsito parcialmente liberado, o trecho de São Leopoldo foi totalmente bloqueado entre os quilômetros 244 e 250 na BR-116. O bloqueio total é válido para veículos de passeio.
Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), quem tráfega no sentido interior-capital, deve retornar ao chegar no posta da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No sentido capital-interior, o retorno precisa ser feito nas proximidades do viaduto Unisinos.
A via foi bloqueada devido às obras emergenciais de aterro junto a ponte sobre o Rio dos Sinos. Como o trecho chegou a ser liberado entre a noite de quinta-feira (16) e o início desta manhã, longas filas de congestionamento se formaram na região.
Por volta das 7h30, no sentido Porto Alegre, eram registrados 4,62 quilômetros de engarrafamento entre o Complexo Scharlau e o viaduto da Avenida João Corrêa. Na direção contrária, o congestionamento começava no bairro Cristo Rei, se estendendo até a altura da Estação Rio dos Sinos.
A alternativa para os motoristas que precisam chegar em São Leopoldo, devem utilizar a Estrada da Integração Leopoldo Petry, no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo. Já quem precisa ir à capital, pode usar a RS-239 até Taquara, onde há o acesso da RS-020 e seguir na RS-118 até Viamão, para enfim acessar a RS-040 e entrar em Porto Alegre.
Sapucaia e Esteio
Além do bloqueio total em São Leopoldo, a BR-116 também tem o trânsito interrompido em outros dois municípios. Entre Sapucaia do Sul e Esteio os dois sentidos da rodovia estão bloqueados. Para os condutores que conseguem passar por São Leopoldo, deve acessar a BR-448 em direção à região metropolitana.
LEIA TAMBÉM