Os motoristas que transitam pela BR-116, neste domingo (7), seguem tendo a terceira faixa como opção de tráfego, entre o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a ponte sobre o Rio dos Sinos.
A utilização de novas faixas, em ambos os sentidos da rodovia, foi liberada na última quinta-feira à noite pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em virtude da realização de obras no acostamento. As intervenções no acostamento, nos dois sentidos da 116, iniciaram na manhã de sexta-feira.
No começo da tarde deste domingo, o fluxo de veículos era moderado no trecho de São Leopoldo, mas fluia sem problemas. Os motoristas que trafegavam no sentido capital-interior exploram mais a terceira faixa do que os que seguem no sentido contrário, onde a via tem sido pouco usada desde sexta.
A falta de avisos sobre a liberação das faixas no trecho deixam os motoristas em dúvidas. “Eu vi que tiraram os cones, mas não há nenhuma sinalização indicando que a nova faixa pode ser usada. Para não ser surpreendido com uma multa, decidi não transitar por ela”, explica o motorista Manoel de Freitas Schaab, 53 anos.
Liberação não é definitiva, explica Dnit
A permissão para o tráfego de veículos na terceira faixa é uma medida provisória, segundo o Dnit. Segundo a autarquia, as novas faixas centrais estão sendo utilizadas temporariamente como desvio para a execução do alargamento necessário nos acostamentos.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags