Teve início mais uma etapa de obras da BR-116 no complexo de Esteio, no trecho junto ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (o Parque da Expointer), que prevê a construção de novas elevadas e acessos entre a entrada da cidade e o limite com Canoas, no Arroio Sapucaia.
E é exatamente neste ponto, no limite de Esteio com Canoas, no quilômetro 259, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que, desde a tarde de quinta-feira (5), foi implantado um novo desvio da pista central, no sentido capital-interior.
O tráfego agora é na “contramão”, no sentido oposto, onde eram as faixas de quem vinha do Vale do Sinos para Porto Alegre. O desvio na ponte sobre o Arroio Sapucaia, no limite entre os dois municípios, conforme o Dnit, ocorre para a construção de uma nova ponte na rodovia.
A previsão do Dnit é que o desvio dure aproximadamente seis meses, ou seja, o trecho só deve voltar ao sentido normal por volta de junho do ano que vem.
Atenção
Os motoristas que vêm de Canoas para Esteio pela pista central da BR-116 são desviados para a pista do sentido oposto, seguindo sobre a nova ponte e voltando para a pista sentido capital-interior da rodovia logo após a passagem pelo canteiro de obras.
Já os motoristas que trafegam no sentido interior- -capital seguem vindo pela lateral da 116 (defronte ao Parque de exposições Assis Brasil), acessando a pista central normalmente na altura do Arroio Sapucaia, no limite Esteio-Canoas. A obra da nova ponte sobre o Arroio Sapucaia integra o Lote 1 das melhorias operacionais e de segurança viária da BR-116, executadas entre Novo Hamburgo e Porto Alegre.
Previsão de entrega do complexo em julho de 2025
As obras no trecho que ficou conhecido como Complexo Esteio já estão em andamento desde o ano passado, mas foram afetadas pela enchente de maio deste ano, o que atrasou o cronograma de conclusão dos trabalhos previstos para 2024. Segundo o Dnit, a ideia inicial era de entregar a melhoria até o final deste ano, mas, por conta da catástrofe, o novo prazo para a conclusão da intervenção no trecho é julho do ano que vem, com entrega antes do início da Expointer 2025.
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil Nacional emite alerta para chuva de até 200 milímetros em pontos do Sul do Brasil
“Algumas melhorias, como o novo viaduto Celina Kroeff, que dá acesso ao bairro Novo Esteio e à BR-448, devem ser entregues antes desse prazo”, explicou Hiratan Pinheiro da Silva, em reportagem ao ABC em agosto deste ano.
Gargalo da Expointer
Após as intervenções em São Leopoldo, com as elevadas na Scharlau e as novas pontes do Rio dos Sinos, o complexo de obras de Esteio é um dos mais importantes para eliminar gargalos da BR116, o trecho de Esteio (entre os quilômetros 256 e 259), vai passar por uma prova de fogo a partir desta semana.
SAIBA MAIS: Novo barco-escola já está ancorado em São Leopoldo
Ao todo, cinco viadutos estão sendo construídos no trecho, além de novos acessos a Esteio (tanto à Avenida Celina Kroeff e ao bairro Novo Esteio como ao Centro da cidade) e ao Parque Assis Brasil e também a ampliação de faixas nas pistas, em investimento de cerca de R$ 150 milhões.
As elevadas serão construídas entre o quilômetro 256 e o quilômetro 258. Com estas obras, o Dnit quer ampliar a quantidade de faixas de deslocamento na região, que registra grande fluxo de veículos, principalmente durante a Expointer e eventos no Parque Assis Brasil
LEIA TAMBÉM