TRECHO DA MORTE
BR-116: Primeira obra para reduzir acidentes deve ser concluída em julho; veja detalhes
Empreiteira iniciou nesta terça-feira a colocação de meios-fios que irão "desenhar" os canteiros no eixo central da BR-116
Última atualização: 25/06/2024 15:23
A obra de construção do acesso simplificado ao bairro Rincão Gaúcho, em Estância Velha, no limite com Novo Hamburgo, deve ser concluída em 15 dias, se as condições climáticas forem favoráveis.
Depois de alguns dias de obra parada por causa do tempo chuvoso, nesta terça-feira (25), os serviços foram retomados pela Neovia Engenharia, empreiteira contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Uma equipe iniciou a colocação de meios-fios, que irão “desenhar” os canteiros no eixo central da BR-116, que irão determinar os recuos de acesso e de saída ao Rincão Gaúcho, bem como o recuo para acessar a alça de retorno à Serra. A expectativa da equipe que trabalha no canteiro de obras é de que esse serviço seja concluído ainda esta semana.
Depois disso, conforme o engenheiro civil Carlos Alberto Garcia Vieira, chefe da unidade local do Dnit em São Leopoldo, faltarão os acabamentos e a instalação da sinalização horizontal e vertical antes da liberação do trânsito. Essa obra é a primeira das duas intervenções prometidas pelo Dnit no trecho entre os quilômetros 230 e 233, que ficou conhecido como trecho da morte, em razão dos constantes acidentes com óbitos.
Sem prazo
Com a primeira intervenção concluída, faltará a execução da segunda obra no trecho da morte, que acontecerá um pouco mais adiante, entre os quilômetros 230 e 231, nas imediações da Incopel. Contudo, essa obra ainda não tem um prazo para iniciar.
Neste local, conforme projeto apresentado pelo Dnit, haverá o alargamento da pista com a construção de uma rótula alongada, que se transformará em um canteiro. Essa rotatória permitirá acesso à pedreira, bem como a realização de retornos em ambos os sentidos da via.