AGUARDADA

BR-116: Primeira obra no trecho da morte é concluída; saiba qual o próximo passo

Trevo que garante acesso simplificado a bairro é liberado após seis meses em obras na BR-116

Publicado em: 02/08/2024 15:28
Última atualização: 02/08/2024 15:28

A primeira obra para acabar com os acidentes no trecho da morte da BR-116, feita entre Novo Hamburgo e Estância Velha, foi concluída e oficialmente liberada para o trânsito de veículos nesta sexta-feira (2).

O ato de liberação do trevo, que garante um acesso simplificado ao bairro Rincão Gaúcho, em Estância Velha, foi simples, sem discursos e sem a presença da cúpula do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela execução da melhoria.


Após liberação do trânsito, motoristas começaram a explorar o trevo de acesso ao Rincão Gaúcho Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

ASSISTA AQUI: Vídeo mostra momento em que motociclista é atingido por carro em cruzamento de São Leopoldo

Para simbolizar a entrega da obra, os cones que bloqueavam o acesso aos recuos foram retirados pelo engenheiro João Paulo Araújo, que representava a autarquia, pelo secretário de Segurança de Estância Velha, Renan Mallmann, e pelo comandante da Guarda Municipal de Estância Velha, Sílvio Marques. Logo após, motoristas já começaram a explorar o novo trevo.

FIQUE LIGADO: BR-116: Trecho do Vale do Sinos terá bloqueio total neste sábado; veja detalhes

Com a obra, os motoristas que pretendem acessar o bairro, farão isso através de um recuo no eixo central da rodovia. O acesso acontece pela Rua Rio de Janeiro, que passou a ser mão única.

Já o motorista que pretende sair do bairro, terá que seguir pela Rua São Paulo, que também virou mão única. Além disso, o motorista que estiver no bairro e deseja subir a 116 rumo à Serra, poderá fazer isso através de um retorno projetado no local.

Instalação de passarela é a próxima reivindicação

Aguardada há décadas, a conclusão da obra é valorizada pelos moradores do bairro Rincão Gaúcho. “Pra quem mora aqui é uma obra ótima, aguardada há uns 30 anos. Agora fica mais seguro entrar no bairro, com essa divisão da pista e com os recuos”, opina o aposentado Antônio Morbach, 69 anos, que reside desde os 2 anos no Rincão Gaúcho.


Antônio Morbach, 69 anos, pede instalação de passarela no local Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

O morador, contudo, alerta para a necessidade de instalação de uma passarela no local. “A travessia de pedestres nesse trecho é grande, e neste aspecto este local segue perigoso. É preciso colocar uma passarela por aqui”, propõe.

LEIA TAMBÉM: Três meses depois da cheia histórica, veja como está reconstrução em Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo

O secretário de Segurança de Estância Velha concorda com a preocupação do morador. “A construção de um acesso seguro para o Rincão Gaúcho era a primeira parte das melhorias que nossa comunidade precisava. Com isso pronto, vamos começar a batalhar pela instalação de uma travessia de pedestres. É necessário”, explica Mallmann.

Retirada de cones marca simbolicamente entrega oficial da obraIsaías Rheinheimer/GES-Especial
Retirada de cones marca simbolicamente entrega oficial da obraIsaías Rheinheimer/GES-Especial
Acesso seguro ao bairro Rincão Gaúcho era uma reivindicação de décadasIsaías Rheinheimer/GES-Especial
Após liberação do trânsito, motoristas começaram a explorar o trevo de acesso ao Rincão GaúchoIsaías Rheinheimer/GES-Especial

Construção de rótula alongada é próxima obra

A próxima etapa do Dnit é a construção de uma rótula alongada a poucos metros da obra de acesso ao Rincão Gaúcho. Essa segunda obra faz parte do plano do Dnit para tentar reduzir o número de acidentes registrados no trecho da morte.


Projeto prevê rótula alongada Foto: Arte Gabriel Renner

A rótula alongada será construída no acesso à pedreira da Incopel. Nesse local, entre os quilômetros 230 e 231, o Dnit prevê o alargamento da pista para a implementação do canteiro no centro da rodovia.

Essa rotatória permitirá acesso à pedreira, bem como a realização de retornos em ambos os sentidos da via. A previsão é de que essa obra inicie entre o final de agosto e o início de setembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas