A partir desta quarta-feira (3), as pistas projetadas nas obras do Complexo Scharlau já estarão aptas a receber a primeira camada de asfalto.
Contudo, a previsão de início do asfaltamento ainda não foi confirmada pela empresa contratada pelo Consórcio BR-116 Norte, responsável pelas obras de melhorias estruturais na 116.
O início do serviço também depende das condições climáticas.
Já estão aptas a receber o asfalto a alça de retorno para Novo Hamburgo, que está interditada desde a última semana de janeiro, e metade da pista do novo viaduto da RS-240.
A preparação dos dois trechos iniciou na tarde da última segunda-feira (1º), com a primeira etapa de pintura das pistas com piche.
Essa aplicação precisa de 24 horas para “curar”. Após, o local fica pronto para receber mais uma aplicação de piche e a massa asfáltica.
Assim que concluída a pavimentação do retorno, a tendência é de que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) libere a alça de retorno para o tráfego de veículos.
Com isso, os motoristas não precisarão mais seguir até a Avenida Thomas Edison para retornar a Novo Hamburgo.
Já o trânsito de veículos sobre os dois novos viadutos construídos no trevo devem ser liberados somente após a conclusão total das obras.
Obras até junho
Apesar de o início da pavimentação no complexo Scharlau representar um avanço importante à obra, a previsão de conclusão total dos trabalhos segue sendo o primeiro semestre de 2024, segundo o Dnit.
No final da manhã desta terça-feira (2), por exemplo, operários ainda atuavam na instalação das barreiras de concreto no viaduto lateral da Scharlau [paralelo ao antigo viaduto] e promoviam ajustes nas barreiras no pé do viaduto da RS-240.
LEIA TAMBÉM
Além disso, ainda segundo o Dnit, há toda a fase de acabamentos para serem feitos em todo o canteiro de obras, incluindo as melhorias previstas nas ruas laterais do complexo.