As obras de melhoria na BR-116, no trecho entre Novo Hamburgo e São Leopoldo, avançam em ritmo acelerado. Executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as intervenções visam otimizar o fluxo para motoristas que utilizam a Avenida 7 de Setembro, em Novo Hamburgo, para acessar a rodovia em direção a São Leopoldo, sentido interior-capital.
ASSISTA AO VÍDEO: Obras causam bloqueio de trânsito no Centro de Novo Hamburgo
O projeto prevê o alargamento da via de acesso à BR-116, com a extensão da faixa lateral entre o viaduto da 7 de Setembro e a subestação de energia da RGE, localizada no bairro Scharlau, em São Leopoldo. A medida pretende oferecer uma transição mais fluida e segura para motoristas, aliviando congestionamentos recorrentes, principalmente nos horários de pico.
SAIBA MAIS SOBRE BR-116: Ultrapassagem lidera motivo de multas entre Ivoti e Picada Café; veja dados, valores e pontos na carteira
Além disso, as obras têm como objetivo reduzir o risco de acidentes, especialmente nas proximidades do viaduto, onde ocorrem cruzamentos entre veículos que descem do viaduto e aqueles que acessam a alça para entrar em Novo Hamburgo.
Nova alça de saída
O Consórcio BR-116 Norte, responsável pelas intervenções, já realizou o levantamento topográfico da área e posicionou estacas que indicam o traçado da futura extensão da via lateral.
LEIA AINDA: Novo Hamburgo celebra a transformação do aeroclube em Aeroporto Regional Pedro Adams Neto
O início das obras de pavimentação ainda não possui data definida, mas a execução da infraestrutura preliminar já indica a necessidade de uma galeria pluvial para passagem da água do arroio Gauchinho, que cruza a BR-116 nessa região, além da canalização da valeta existente às margens da rodovia.
Como parte das melhorias, o Dnit também realiza a construção de uma nova alça de saída da BR-116 para a via lateral, localizada logo após a passarela do Limoeiro. A nova saída oferece uma alternativa mais segura para os motoristas que desejam acessar a pista lateral, principalmente aqueles que têm como destino a RS-240, facilitando o trajeto e contribuindo para a fluidez do tráfego na região. Após a conclusão dessa intervenção, o atual acesso à rua lateral será fechado.
LEIA TAMBÉM