O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não confirma mais a conclusão das obras na BR-116, no bairro Scharlau e entorno, para março, como prometeu quando atualizou o cronograma em outubro do ano passado. Em nota, o órgão garante que as obras serão concluídas no primeiro semestre de 2024, sem estabelecer uma data.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A notícia boa é que os trabalhos recomeçaram nesta semana, após 12 dias de paralisação por férias coletivas dos operários que trabalham no complexo. Nesta quarta-feira (3), equipes atuavam em diferentes frentes na obra de construção do novo viaduto, que interliga a BR-116 com a RS-240. Enquanto parte dos operários atuava na estrutura do novo viaduto, outra equipe dava continuidade às obras do novo sistema de drenagem do trecho.
As obras de implantação da terceira faixa, no canteiro central da rodovia, também foram retomadas. Na manhã desta quarta, equipes trabalhavam na preparação da estrutura para concretagem da mureta central, que irá determinar o limite entre as pistas. Em compensação, as obras na nova ponte sobre o Rio dos Sinos seguem paradas. O Dnit explica que alguns serviços estão parados temporariamente, mas prevê o retorno de todas as frentes de trabalho até o dia 8.
Estágios das obras
Embora sem um prazo concreto para a conclusão dos trabalhos, as obras no complexo já mudaram a fotografia do trevo BR-116/RS-240, em São Leopoldo. De acordo com o Dnit, as obras do viaduto sobre a RS-240 e viaduto paralelo, no sentido Novo Hamburgo – Porto Alegre, já foram 80% realizadas.
Os serviços de drenagem e pavimentação das ruas do entorno do viaduto da Scharlau estão apenas 65% concluídos, mas há justificativa para isso. O novo sistema de drenagem, por exemplo, foi iniciado dia 15 de dezembro, menos de uma semana antes do início das férias coletivas.
Já a execução dos serviços no canteiro central, para implantação da terceira faixa, desde a ponte do Rio dos Sinos até o viaduto da Scharlau, estão 85% concluídos. A mesma obra, porém entre o viaduto da Scharlau até Novo Hamburgo, recém iniciou e está somente em 20% da execução.