Os condutores que já enfrentam transtornos diariamente na BR-116, têm a partir desta quarta-feira (7) um novo motivo para se preocupar. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as faixas da esquerda de ambos os sentidos da rodovia foram interditadas entre os quilômetros 243 e 245, em São Leopoldo.
Além desse ponto, a via lateral da BR no acesso à RS-240, sentido Novo Hamburgo-Portão, também estará bloqueada durante o dia.
Os bloqueios serão válidos por 30 dias e ocorrem por conta dos serviços de pavimentação nestes locais. O Dnit alerta para que os motoristas tenham atenção na região e fiquem atentos às sinalizações.
Movimento
Por falar em movimento, os condutores que utilizam a BR-116 hoje, principalmente no trecho do Vale do Sinos, encontram pontos de lentidão indo para Porto Alegre e também chegando da capital.
Em Novo Hamburgo eram cerca de 3 quilômetros de congestionamento a partir da altura do bairro Primavera, sentido interior-capital, pela manhã. A tranqueira, com direito a arranca-para, só termina no limite com São Leopoldo. Por volta das 14h51, a lentidão era de quase 4 quilômetros.
O fluxo segue intenso até a ponte sobre o Rio dos Sinos, no entanto, sem a necessidade de paradas.
Já no sentido capital-interior, pela manhã, eram dois pontos, ambos em São Leopoldo. O primeiro com 2,5 quilômetros de lentidão e arranca-para, após um instante de respiro, os motoristas voltavam a parar, desta vez por pouco tempo, são pouco mais de 300 metros próximo ao viaduto da Scharlau.
Há também um ponto de atenção em Novo Hamburgo, no trecho que antecede a alça de acesso a RS-239. No local acontece o estreitamento da pista por conta da retirada de árvores no canteiro central.
Obras na BR-116, entre Novo Hamburgo e Estância Velha
As obras na BR-116, entre Novo Hamburgo e Estância Velha, tiveram início efetivo nesta quarta-feira. No local, segundo o Dnit, será feita a construção de um acesso seguro ao bairro Rincão Gaúcho, em Estância Velha, além de um retorno para quem sair do bairro e deseja subir a Ivoti-Dois Irmãos.
LEIA TAMBÉM