TRECHO DA MORTE
BR-116: Novo acesso entre Novo Hamburgo e Estância Velha volta a andar
Dnit prometeu iniciar o processo de pavimentação do canteiro de obras ainda no mês de março
Última atualização: 27/03/2024 13:13
Depois de praticamente 15 dias de obras paradas, foi iniciada, nesta semana, a fase final de preparação do terreno da BR-116, entre Novo Hamburgo e Estância Velha, onde o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realiza a obra de construção de um acesso seguro ao bairro Rincão Gaúcho.
Na terça-feira (26), uma equipe terceirizada pela empresa Neovia Engenharia, contratada pela autarquia para realizar a melhoria, fazia a abertura de valas às margens da rodovia para a colocação de pedras, material conhecido como rachão, para compor a base do terreno antes do avanço dos trabalhos.
Assim que concluída essa etapa, a Neovia deve iniciar o processo de pavimentação no canteiro de obras. No final do mês passado, o Dnit prometeu iniciar a pavimentação do novo trevo de acesso ao bairro de Estância Velha ainda no mês de março, após a conclusão do serviço de terraplanagem e de drenagem do local.
O Dnit ainda não informou quando pretende concluir a obra, que iniciou no final de janeiro, entre os quilômetros 232 e 233. No local, além do acesso simplificado ao Rincão Gaúcho, também será construído um canteiro de espera central e uma alça de retorno e acesso ao bairro Roselândia, em Novo Hamburgo.
Outra intervenção mais adiante
Assim que concluída essa primeira intervenção no perímetro que ficou conhecido como “trecho da morte”, o Dnit promete uma segunda obra próximo dali, no acesso à pedreira da Incopel, entre os quilômetros 230 e 231. Neste ponto, haverá o alargamento da pista com a construção de uma rótula alongada, que se transformará em um canteiro. Essa rotatória permitirá acesso à pedreira, bem como a realização de retornos em ambos os sentidos da via.