Começou na manhã desta terça-feira (25) uma nova etapa da obra para a construção do acesso simplificado da BR-116 ao bairro Rincão Gaúcho, em Estância Velha. Localizado no limite com Novo Hamburgo, o trajeto ficou popularmente conhecido como “trecho da morte” por conta dos acidentes fatais na região.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) finalizou a edificação do asfalto na pista lateral e as equipes começaram a instalar os materiais utilizados para a construção do meio fio e canteiros centrais. Conforme o Dnit, quando finalizado o acesso será semelhante ao visualizado na entrada de Ivoti, também no Vale do Sinos.
Por volta das 9h40, a sinalização das obras causavam cerca de 600 metros de lentidão, com os motoristas precisando reduzir a velocidade.
Prazo
No final do mês de março, o Departamento comunicou que a previsão de conclusão desta obra era junho. No entanto, com o período chuvoso de maio, que resultou na maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul, o prazo de conclusão foi estendido, porém, ainda não foi formalizado.
A construção do acesso ao bairro Rincão Gaúcho era uma reivindicação de mais de 20 anos dos moradores, mas precisou uma sequência de acidentes graves serem registrados no local, que acabou sendo batizado de trecho da morte, para que a classe política se mobilizasse em torno do assunto.
*Colaborou: Isaías Rheinheimer
LEIA TAMBÉM