Quem passava pela BR-116 no início da manhã desta sexta-feira (16) pode ter pensado que o dia seria tranquilo para trafegar pela rodovia. No entanto, com o passar das horas, as intervenções do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) começaram a causar congestionamento em alguns pontos, especialmente em São Leopoldo e Sapucaia do Sul.
BR-116: Complexo Scharlau é inaugurado por Lula nesta sexta-feira
Por volta das 8h45, em São Leopoldo, o congestionamento era de 1,7 quilômetro nas proximidades da ponte sobre o Rio dos Sinos, sentido interior-capital. No mesmo sentido, mas na região do bairro Cristo Rei, a lentidão era de 2,1 quilômetros até o Zoológico de Sapucaia do Sul.
Já no sentido inverso, para quem precisava chegar ao Vale do Sinos, eram 2,5 quilômetros de engarrafamento em Sapucaia do Sul. O motivo são as obras que causam estreitamento de pista neste trecho da rodovia.
LEIA TAMBÉM: A evolução viária da Scharlau
Outro ponto congestionado fica na saída de Ivoti, sentido interior-capital, com cerca de 1 quilômetro de lentidão devido às obras.
A tendência é que o movimento continue intenso durante o dia, especialmente no período da tarde, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai inaugurar o novo viaduto da Scharlau, em São Leopoldo. A agente presidencial está agendada para começar às 15 horas.
LEIA TAMBÉM