INTERRUPÇÃO SURPRESA
BR-116: Motoristas se dizem surpreendidos com retorno bloqueado em São Leopoldo
Retorno a Novo Hamburgo sob o viaduto da Scharlau ficará bloqueado por 30 dias para que novo trajeto seja construído
Última atualização: 23/01/2024 13:03
As obras de construção do viaduto paralelo à BR-116, na Scharlau, em São Leopoldo, seguem causando confusão no trânsito. A mais recente tem relação com o bloqueio de um retorno sob o viaduto, no sentido interior-capital. A proibição do retorno a Novo Hamburgo, que acontecia pela rua lateral da rodovia, iniciou nesta terça-feira (23) e foi comunicado previamente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Mesmo assim, motoristas que tentaram a manobra se mostraram surpreendidos com o bloqueio. "Não sei mais como sair daqui, já dei três voltas e sempre paro no mesmo lugar. Só quero seguir em direção a Novo Hamburgo", disse a motorista Suzana Carla de Freitas, que reside em Canoas. Orientada por um GPS, ela ficou andando em círculo pelo interior do bairro e acabava sendo levada, novamente, à rua lateral da rodovia.
O entregador Paulo Sousa tentou convencer um fiscal da obra de passar pelo trecho interditado, mas foi impedido de seguir. "Faltou eles [Dnit] divulgarem melhor essa interdição, agora estou com pressa e vou ter que encarar a tranqueira do outro lado", reclamou, apontando para o sentido oposto, onde uma enorme fila de carros se formava para quem pretendida ingressar na BR-116, sentido a Novo Hamburgo.
Construção de novo retorno
O local deve ficar bloqueado por aproximadamente 30 dias para a realização das obras de um novo retorno. Nesta manhã, equipes trabalhavam na topografia do terreno e na remoção do asfalto antigo, para que uma nova base seja feita do zero. O novo trajeto terá um ângulo diferente do atual, mas seguirá a mesma lógica do atual.
Enquanto o ponto estiver interditado, a sugestão do Dnit é para que os motoristas sigam pela RS-240 e façam o primeiro retorno, na altura da Avenida Thomas Edison, e depois retornem pela 240, sentido Novo Hamburgo, passando sob o viaduto até chegar novamente na BR-116.