Com a conclusão das obras no Complexo Scharlau e a liberação do tráfego de veículos em praticamente todos os caminhos criados com a obra, motoristas começam a observar a necessidade de melhorias pontuais no trecho.
CONFIRA AQUI: Conclusão de obra na BR-116 diminui trecho de pare e siga em Nova Petrópolis
Os motoristas concordam que a obra acabou com os congestionamentos diários registrados na BR-116 e na RS-240, em São Leopoldo, contudo, assinalam que a sinalização do trecho está deficiente. O motorista Daniel Bauermann conta que teve a oportunidade de passar pelo local no final de semana e ficou impressionado com a fluidez do trânsito, porém, criticou a liberação do trânsito sem placas de sinalização.
EXPOINTER: Como vai funcionar o Festival Sou do Sul que trará atrações nacionais para Esteio
“Vinha voltando da Scharlau e queria vir para Novo Hamburgo, mas não sabia se subia o viaduto [da RS-240] ou se me mantinha à direita. Fiquei na direita e descobri que assim iria para Porto Alegre”, afirma. Bauermann, então, precisou dar a volta na quadra para voltar e subir no viaduto. “Mesmo assim subi sem saber se sairia onde eu esperava”, destaca.
Pórticos com placas serão instalados em breve
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prevê a instalação de placas de sinalização indicando os caminhos possíveis no Complexo Scharlau. Tanto na BR-116 como na RS-240 serão instalados pórticos de sinalização com placas indicativas para orientar os motoristas sobre os caminhos que devem seguir de acordo com seu interesse.
FIQUE LIGADO: BR-386: Rodovia tem bloqueios programados para mais de 10 pontos durante a semana; saiba onde
Ao todo, serão instalados quatro pórticos e oito semipórticos na Scharlau. Nesta terça-feira (13), uma equipe contratada pelo Consórcio BR-116 Norte, responsável pela obra, trabalhava para concluir a construção de um pilar que sustentará a estrutura metálica de um destes pórticos, que será instalado na RS-240, no sentido Portão-São Leopoldo.
Os pórticos e semipórticos são estruturas metálicas para a sustentação de sinalização vertical aérea, como placas de sinalização, painéis de mensagem variáveis e semáforos.
Moradores pedem a liberação do viaduto paralelo
Outra reclamação é pela demora da liberação do tráfego sobre o viaduto paralelo, que servirá para acessar a região sul da Scharlau, que é conhecida pelos moradores como Scharlau baixa. “Não faz o menor sentido ter uma obra concluída há mais de 40 dias e mantê-la fechada porque estão esperando uma autoridade para inaugurar”, opina o aposentado Paulo Roberto Boeira de Lima, 64 anos.
Lima reside há 39 anos na região norte do bairro, conhecida como Scharlau alta. Segundo ele, a impossibilidade de trafegar pelo viaduto paralelo atrasa a vida dos moradores dessa parte do bairro, já que precisam fazer o retorno pela Avenida Thomaz Edison.
Durante um ano e quatro meses, conforme o aposentado, os moradores foram pacientes por conta das obras, mas com a conclusão dos trabalhos, não vê razão para retardar o uso do recurso. “Essa situação é um desrespeito com os moradores”, conclui.
Segundo o Dnit, o viaduto paralelo ainda está recebendo pequenos serviços na sinalização e, por isso, ainda não foi liberado ao tráfego. “A autarquia informa que a estrutura deve ser inaugurada e liberada ainda nesta semana”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aguardado nesta sexta-feira (16), em São Leopoldo, para a inauguração oficial da obra no Complexo Scharlau.
LEIA TAMBÉM