A implosão da ponte sobre o Rio Caí, na BR-116, altera o trânsito entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira (27). A estrutura será destruída às 9 horas e os acessos ao local foram fechados às 8h30.
A BR-116 foi fechada na goleira, próxima à antiga ponte, segundo a prefeitura de Nova Petrópolis.
Foram, ainda, bloqueadas as ruas da cidade que levam à Linha Temerária e São José do Caí, cerca de 800 metros antes da BR-116. O acesso à ponte na cidade de Caxias do Sul também terá restrições.
A previsão é que o trânsito seja liberado às 9h20.
A implosão usará de 2 mil quilos de dinamite, que começaram a ser instalados na quarta-feira. O motivo da destruição da estrutura são os sérios danos causados pelas chuvas extremas de maio.
A empresa contratada para fazer o serviço pela Construtora Cidades, que tem sede em Porto Alegre, também é responsável pela limpeza dos resíduos contaminados, como a aplicação da massa asfáltica.
Se ela for inalada quando em pó, pode ser prejudicial à saúde, conforme o Ministério da Saúde.
Vale do Caí monitorado
A região da ponte é vigiada pelo Exército Brasileiro, que fará também o monitoramento dos acessos à ponte durante a implosão.
Nova ponte
A ordem de construção da nova ponte já foi assinada e a previsão é que, depois de iniciada, ela fique pronta em até 480 dias. Foram investidos R$ 31 milhões na obra, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Conforme o anteprojeto, ela terá 180 metros de extensão e 13 de largura e altura, sendo um metro mais alta que a anterior, para evitar que haja danos caso aconteça uma nova cheia. Entretanto, ainda não se pode ter certeza, já que o projeto final não foi feito pela empresa contratada até o momento.
Ponte metálica provisória
Enquanto isso, uma ponte metálica provisória começou a ser instalada em 4 de junho, pelas equipes do Dnit junto ao Exército. A previsão é que ela fique pronta até o final de julho deste ano.
LEIA TAMBÉM