MOVIMENTO

BR-116: Férias de verão diminuem até 50% do trânsito no Vale do Sinos; entenda

Motoristas consideravam transitar pela BR-116 uma dor de cabeça diária

Publicado em: 05/01/2024 16:31
Última atualização: 05/01/2024 16:32

BR-116: Férias de verão diminuem até 50% do trânsito no Vale do Sinos; entenda

Quem ainda não saiu em férias ou já voltou dos dias de descanso deve ter notado o trânsito mais calmo, especialmente na BR-116, no trecho entre Novo Hamburgo e São Leopoldo. Considerada uma verdadeira dor de cabeça para os motoristas em horários de pico, principalmente no sentido interior-capital, o fluxo na rodovia está mais tranquilo, pelo menos por enquanto.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Congestionamento deixou de ser rotina na BR-116, ao menos por enquanto Foto: Juliano Piasentin/GES-Especial

FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

O movimento intenso e congestionamentos de quilômetros, comuns no dia a dia durante todo o ano em 2023, deu lugar a pista livre nos primeiros dias de 2024. Se antes, por conta do trânsito, os motoristas levavam até 1h30 para se locomover no trecho entre Novo Hamburgo e Porto Alegre, agora esse tempo foi reduzido em até 50%, dando um fôlego maior aos condutores. 

Quem opta por utilizar a RS-118, também está conseguindo ter uma viagem mais tranquila. Se no início de janeiro o tempo gasto entre Novo Hamburgo e Cachoeirinha era de uma hora, ele foi reduzido pela metade, ou seja, 30 minutos.

No entanto, desde quarta-feira (3) com a retomada das obras após 12 dias de férias coletivas, o movimento está começando a ser retomado. Ainda assim, o tempo de viagem segue reduzido entre o Vale do Sinos e os outros municípios da região metropolitana. 

No final da tarde de quinta (4), por exemplo, dois bloqueios parciais em São Leopoldo, entre o viaduto da Scharlau e a ponte sobre o Rio dos Sinos, causaram retenção de fluxo. As filas de veículos se formaram em ambos os sentidos da via, tanto para quem se dirigia à capital, quanto para os condutores que retornavam de Porto Alegre.

Já na manhã desta sexta-feira (5), os problemas eram apenas para quem precisava transitar no sentido interior-capital. O trânsito estava livre no lado inverso da estrada. No entanto, nem se compara ao enfrentado em dias de pico na rodovia.

Obras em 2024

Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras da BR-116, inicialmente previstas para serem concluídas entre março e abril de 2024, não possuem mais uma data definida. Em nota, o DNIT comunicou que a conclusão será no primeiro semestre, sem especificar o mês em questão.

Enquanto isso, os motoristas podem seguir aproveitando as circunstâncias propícias para um deslocamento tranquilo. Em fevereiro, após o Carnaval, a tendência é o retorno dos congestionamentos quilométricos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas