Nas últimas semanas, três tombamentos de carretas foram registrados no mesmo ponto do Complexo da Scharlau, na alça de saída da RS-240 em direção à BR-116, no sentido São Leopoldo/Porto Alegre.
Apesar da sequência de acidentes, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que não cogita realizar alterações no trecho.
Em resposta ao questionamento feito pela reportagem do ABCMais, o Dnit indica que avaliou a situação e concluiu que os tombamentos não estão relacionados à execução da obra recentemente inaugurada e que modificou a interseção da BR-116 com a RS-240 a partir da construção de dois novos viadutos no trevo.
Por isso, não há previsão para intervenções corretivas no local. “O Dnit informa que tomou conhecimento das ocorrências citadas na demanda e concluiu que as mesmas não tiveram relação com o traçado da rodovia. Por este motivo, não está sendo planejada nenhuma alteração ou mudança no traçado. A autarquia ressalta que não existem erros no projeto ou na execução da obra”, declarou o órgão, por meio de nota.
CONFIRA AQUI: Movimentação de valores está por trás de operação secreta que bloqueia ruas de Novo Hamburgo
Os acidentes ocorreram em um curto intervalo de tempo, todos no mesmo ponto: na rua lateral da BR-116, na saída da RS-240, na alça de acesso à rodovia federal.
No dia 28 de novembro, após o registro da terceira ocorrência em menos de um mês, motoristas que circulam pelo local e comerciantes do trecho demonstraram preocupação com a frequência das ocorrências, inclusive, apontando possíveis falhas no traçado e na sinalização. “A sinalização ainda não foi instalada e isso está confundindo os motoristas, sem contar que essa curva [de acesso a BR-116] ficou bem fechada”, opinou o motorista José Amaral, 43 anos.
LEIA TAMBÉM