Em um trecho de pouco mais de 23 quilômetros, entre Esteio e Estância Velha, a BR-116 é impactada por obras que prometem acabar com os congestionamentos quilométricos e com os perigos da rodovia. São pelo menos seis pontos em que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realiza intervenções concomitantes, que impactam diretamente no trânsito.
Os reflexos das obras mexem no cotidiano dos motoristas que precisam enfrentar a 116 no trecho do Vale do Sinos diariamente. A novidade é que o Dnit estipulou, pela primeira vez, prazos para a conclusão dos trabalhos, que em alguns pontos – como a intervenção na Scharlau – já ocorrem há cerca de um ano, desde abril de 2023.
Embora não traga uma data precisa, a autarquia estabelece o período em que prevê o fim das obras e, consequentemente, da tranqueira que elas têm provocado no Vale do Sinos. Três dessas obras devem estar prontas ainda no primeiro semestre, enquanto outras duas devem se arrastar até o final do ano.
1) Conclusão até junho de 2024 – Novas pontes sobre o Rio dos Sinos em São Leopoldo
A duplicação das pontes sobre o Rio dos Sinos está 97% concluída. As equipes seguem trabalhando no local para concluir as rampas [pistas] que farão a conexão do eixo principal da BR-116 com as pistas em implantação.
As melhorias nas ruas laterais da rodovia já iniciaram. Nesta quinta-feira (28), equipes realizavam a terraplanagem do terreno em um dos lados da 116, enquanto no outro sentido, na saída do bairro Campina, equipes iniciavam a preparação da base da nova pista, que dará acesso à nova ponte.
2) Conclusão até junho 2024 – Obras do viaduto de acesso a São Leopoldo até o posto da PRF
O Dnit realiza a restauração das mureta central do viaduto da Avenida Dom João Becker [principal acesso a São Leopoldo] até as pontes sobre o Rio dos Sinos.
Já no canteiro central, segue em andamento a obra de implantação da terceira faixa, sendo que este serviço já está com 70% dos trabalhos de pavimentação asfáltica concluídos. Além disso, na semana passada, foi iniciada a recolocação dos postes de iluminação e a instalação de telas antiofuscantes sobre a mureta central, que já está totalmente concluída.
3) Conclusão até junho 2024 – Viadutos da Scharlau
As obras no complexo Scharlau, cujas intervenções visam acabar com as sinaleiras que influenciavam na retenção de fluxo, são as mais avançadas, mas também as que duram mais tempo.
A construção do viaduto da RS-240 está 95% concluído, inclusive com as cabeceiras já instaladas. Nesta quinta, equipes preparavam o local para iniciar a fase de asfaltamento da elevada.
Já o viaduto lateral da Scharlau [paralelo ao antigo viaduto] também está 95% concluído, faltando apenas a instalação das barreiras de concreto laterais e a pavimentação. Em relação às ruas laterais, o Dnit informa que as obras estão em fase final de acabamento e pavimentação
4) Conclusão até dezembro 2024 – Terceira faixa: da Scharlau até Estância Velha
LEIA TAMBÉM
As obras de implementação da terceira faixa entre o viaduto da Scharlau, em São Leopoldo, até o viaduto de acesso a Estância Velha devem se estender até o final do ano.
Conforme o Dnit, os serviços no canteiro central entre a Scharlau até o bairro Primavera, em Novo Hamburgo, estão com 70% da pavimentação concluída, e a mureta que divide as pistas está com serviços em andamento.
Há cerca de duas semanas, equipes do Consórcio BR-116 Norte trabalham na terraplenagem do canteiro central a partir do bairro Primavera, sentido interior.
5) Conclusão até junho 2024 – Construção do acesso simplificado ao bairro rincão gaúcho
A primeira intervenção do Dnit no trecho da morte, entre Novo Hamburgo e Estância Velha, deve ser concluída ainda no primeiro semestre. Nesta semana, o Dnit deu continuidade aos serviços de terraplanagem no local e preparação da base do terreno para realizar as pavimentações necessárias.
O Dnit espera iniciar em março o asfaltamento do trevo. A obra consiste na construção de um acesso seguro ao bairro Rincão Gaúcho e de um retorno para que estiver no bairro e quiser subir a Serra.
6) Conclusão até dezembro 2024 – Obra nas imediações da Expointer em Esteio
No município de Esteio, técnicos da autarquia atuam na rua lateral da BR-116, no sentido interior-capital, junto à passarela Esteio, da Trensurb. No local houve a redução de duas faixas por sentido para uma faixa por sentido, para execução da cabeceira sul do viaduto da Rua Celina Kroeff.
Também estão em andamento as obras dos viadutos de duplicação da BR-116. Ambos viadutos estão na etapa de superestrutura. Além disso, o Dnit já iniciou a execução da terraplenagem da rua lateral sentido capital-interior.
7) Conclusão até junho de 2025 – Terceira faixa de São Leopoldo a Porto Alegre
Assim que concluir a construção da terceira faixa até Estância Velha, o Dnit iniciará o alargamento das pistas da BR-116 entre São Leopoldo e Porto Alegre, até próximo ao trevo de acesso ao aeroporto, também para implementar a terceira faixa. A previsão é de que essas ações sejam concluídas somente em junho de 2025.
- Categorias
-
Tags
- br-116
- br-116 estância velha
- br-116 esteio
- BR-116 NOVO HAMBURGO
- br-116 rio dos sinos
- BR-116 SÃO LEOPOLDO
- br-116 sapucaia
- br-116 sapucaia do sul
- br-116 scharlau
- br-116 viaduto da scharlau
- complexo da scharlau
- DNIT
- novo viaduto da scharlau
- obras dnit br-116
- PONTE SOBRE O RIO DOS SINOS
- projeto viaduto da scharlau
- Recomendadas pelo Editor
- TERCEIRA FAIXA
- TRÂNSITO BR-116 SÃO LEOPOLDO
- trânsito br-116 são leopoldo agora
- TRECHO DA MORTE
- VIADUTO DA SCHALAU