INTERVENÇÕES URBANAS

BR-116: Corte de 907 árvores vai mudar paisagem entre Porto Alegre e Novo Hamburgo

Conforme o Dnit, remoções foram autorizadas pelo Ibama

Publicado em: 02/10/2024 14:46
Última atualização: 02/10/2024 14:47

Motoristas que utilizam a BR-116 no trecho entre Porto Alegre e Novo Hamburgo podem estar notando algumas diferenças na paisagem da rodovia. Além da terceira pista implementada na região do Vale do Sinos, a nova ponte sobre o Rio dos Sinos e as obras no Complexo Scharlau, algumas árvores foram suprimidas.


Retirada de árvores na BR-116 em NH Foto: Isaias Rheinheimer/GES-Especial

LEIA TAMBÉM: Saiba a partir de quando pedestres terão acesso às novas pontes do Rio dos Sinos

Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), 74 unidades já foram retiradas do trecho localizado na Avenida Zaida Jarros, em Porto Alegre. No total, 907 árvores serão removidas ao longo do percurso entre a capital e o Vale do Sinos. O motivo, segundo o Dnit, é a ampliação via, que passará a ter três pistas em cada sentido.

De acordo com o órgão federal, as remoções foram autorizadas conforme a normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Dnit também explicou que as perdas de vegetação nativa será compensada, para isso, cerca de 8 mil mudas devem ser plantadas em locais ainda indefinidos.

Essas intervenções fazem parte das obras do Lote 1 de melhorias na BR-116, o custo total é estimado em aproximadamente R$ 10,7 milhões e o prazo de conclusão é 2025.

BOULEVARD GERMÂNIA: O que já se sabe sobre a passagem subterrânea e outros acessos ao bairro do Grupo Zaffari

Contestação

Apesar da liberação por parte do Ibama, que permitiu a retiradas das árvores, a Associação Gaúcha de Proteção Ambiental Natural (Agapan) diz ser contrária às remoções. Para a instituição, a vegetação não deveria ser removida.

Segundo a Agapan, o ideal seria que as obras fossem desviadas e as árvores fossem mantidas em seus locais de origem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas