NOS PRÓXIMOS DIAS
BR-116: Construção das novas pontes sobre Rio dos Sinos está concluída; saiba o que falta para liberação do tráfego de veículos
Iniciadas em março de 2021, novas pontes tem 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura
Última atualização: 20/09/2024 16:00
As obras de construção das novas pontes sobre o Rio dos Sinos, na BR-116, em São Leopoldo, foram concluídas. Nesta semana, foi concluída a pavimentação e a instalação do parapeito nas passagens de pedestres construídas em ambas pontes. Também foi realizada a sinalização horizontal (pintura do asfalto) no local, avançando mais uma etapa para a liberação do trânsito.
LEIA TAMBÉM: TRENSURB: Trens voltam a circular até Porto Alegre quatro meses após a enchente
Apesar do progresso, a liberação completa das novas pontes ainda depende de um último passo: A instalação da sinalização vertical (placas indicativas) é a única pendência antes que o tráfego possa ser permitido. A previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é de que o trânsito pelas novas pontes seja liberado até quarta-feira da próxima semana, dia 25.
Obra demorou mais de 3 anos para ser concluída
A obra das novas pontes iniciou em março de 2021, ainda durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na época, foi anunciado que o investimento seria de R$ 29 milhões, e a previsão de entrega era o início de 2022. Contudo, com a não liberação de recursos, a obra ficou parada por longos meses, o que atrasou em quase dois anos a conclusão da melhoria.
As pontes tem 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, além de passeio e ciclovia. Com cinco vãos de 20 metros, cada uma é composta por seis blocos de fundação. Cada bloco é suportado por oito estacas do tipo raiz, com 40 centímetros de diâmetro e comprimentos variáveis de oito a 13 metros.