Mais obras
BR-116: Começa segunda-feira (29) um novo bloqueio parcial de pista em direção a Sapucaia
Dnit anuncia o início dos trabalhos para ampliação da pista central de duas para três faixas no trecho de São Leopoldo em direção a Sapucaia do Sul; estreitamento de pista será no sentido interior-capital
Última atualização: 26/04/2024 20:08
Além de todas as obras de melhorias já em operação na BR-116, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anuncia, para esta segunda-feira (29), o início de novos trabalhos da terceira faixa da pista central da BR-116 na direção de São Leopoldo para Sapucaia do Sul (os mesmos trabalhos que atualmente estão na direção de São Leopoldo para Novo Hamburgo).
O alerta para restrição de tráfego é no sentido interior-capital, entre o km 249 e o km 253, a partir das 9 horas, desta segunda feira (29), afetando a pista da esquerda entre a Leroy Merlin e o Zoológico de Sapucaia do Sul.
A redução na circulação de veículos nessa área está prevista para 120 dias, de segundas a sextas-feiras, das 9 horas às 17h30. Segundo o o Dnit, o local será devidamente sinalizado para informar sobre a restrição.
Essa intervenção será necessária para realizar os serviços de escavações e retirada das defensas metálicas, no canteiro central, para futura implantação da terceira faixa de trânsito.
Segundo o Dnit, em caso de chuva, o início da operação pode ser adiado.
A previsão é que a ampliação de faixas , de duas para três, sigam até 2025 em direção a Porto Alegre. No limite entre Canoas e a capital já existe um trecho em três faixas. Esta ampliação ocorreu em 2010. Na época já estavam previstas estas ampliações da rodovia no seu trecho duplicado, como em São Leopoldo, mas a obra só saiu do papel no ano passado.
Terceiras faixas de Porto Alegre a Estância Velha
Além das obras de São Leopoldo a Sapucaia do Sul, com estreitamento de pista no sentido interior-capital, seguem os trabalhos em São Leopoldo e em Novo Hamburgo para implantação total das terceiras faixas das pistas centrais (em alguns trechos elas estão provisoriamente liberadas, mas é preciso cuidar com os estreitamentos) e também nas pistas laterais que darão acesso às novas pontes do Rio dos Sinos.
Os trabalhos também são desenvolvidos no entroncamento da 116 com a RS-240, na Scharlau, onde duas elevadas e novas pistas e acessos estão sendo construídos. A previsão de conclusão destas obras é para o final deste primeiro semestre.