A construção de uma terceira pista no lugar do canteiro central da BR-116, entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, está avançando rapidamente. Neste fim de semana os postes de iluminação pública que ficavam junto ao canteiro foram removidos no trecho entre o viaduto da 7 de Setembro e a passarela da Rua Jornal NH, em Novo Hamburgo.
LIBERADO O TRÂNSITO NA RS-122, ENTRE SÃO VENDELINO E FARROUPILHA
Inicialmente a construção da terceira pista na BR-116 seria somente entre a ponte sobre o Rio dos Sinos e o viaduto de acesso à RS-240, no bairro Scharlau, em São Leopoldo. Mas no fim de outubro os trabalhos avançaram em direção a Novo Hamburgo.
A expectativa é que a ampliação aconteça pelo menos até o viaduto Ayrton Senna, em Novo Hamburgo. Este ponto é um importante acesso tanto para a área central de Novo Hamburgo quanto para Estância Velha. O cronograma do Dnit prevê que a nova pista fique pronta até março de 2024.
No trecho mais próximo ao Rio dos Sinos, que foi por onde os trabalhos começaram, falta praticamente o asfaltamento da terceira pista. Não há mais obstáculos e a base está pronta. Já na área de Novo Hamburgo ainda restam alguns postes de energia para serem removidos – além dos de iluminação a partir da passarela da Rua Jornal NH.
Alteração no trânsito a partir desta segunda
Segundo o Dnit, a restrição está prevista para durar até fevereiro de 2024. “O local estará sinalizado, alertando os condutores sobre a interrupção e execução dos trabalhos na via lateral da BR-116 e na RS-240”, salienta nota divulgada pelo Dnit.
A obra terá início com a perfuração das estacas de fundação, permitindo somente o trânsito de veículos leves pela passagem inferior existente. No local serão executadas duas obras nas marginais existentes com a finalidade de ampliar a capacidade de tráfego da BR-116.
Conforme o Dnir, a passagem inferior Adão Hoefel é utilizada para o tráfego local. Como alternativa a ela, a sugestão é que veículos pesados utilizem a rótula Ataliba.
Para quem vem sentido interior-capital e está na via lateral, deve acessar a BR-116 junto à passarela Caixas do Sul, no km 245, e fazer o retorno sob o viaduto João Correa, acesso principal ao município de São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM