NOVO PRAZO
BR-116: Após reunião com Estância Velha, obras no trecho da morte têm previsão de início
No ano passado, 14 pessoas morreram no trecho entre a RS-239 e Dois Irmãos
Última atualização: 09/01/2024 17:28
As obras no trecho da morte, na BR-116, já tem data para começar. Em reunião com a Secretaria de Segurança de Estância Velha na quinta-feira (4), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentou uma solicitação de mudança de sentido de vias para o bairro Rincão Gaúcho. A previsão de início das obras é para o final de janeiro ou início de fevereiro, afirma o secretário de Estância Velha, José Dresch.
Conforme já divulgado pelo Grupo Sinos, dois projetos serão executados no perímetro. Entre os quilômetros 232 e 233, será construído um canteiro de espera central, com acesso simplificado ao bairro Rincão Gaúcho pela Rua Rio de Janeiro, além de uma alça de retorno e acesso ao bairro Roselândia.
Mais a frente, entre os quilômetros 230 e 231, no acesso à pedreira da Incopel, haverá o alargamento da pista com a construção de uma rótula alongada, que se transformará em um canteiro. Essa rotatória permitirá acesso à pedreira, bem como a realização de retornos em ambos os sentidos da via.
De acordo com Dresch, as Ruas Rio de Janeiro e São Paulo, que pertencem ao bairro Rincão Gaúcho, terão alterações nos sentidos na saída do bairro para colaborar com as modificações que serão feitas na BR-116. “A última quadra vai ser de apenas uma via, não mais mão dupla”, confirma.
O Dnit foi procurado pela reportagem, mas não retornou os questionamentos até a publicação da matéria. O espaço está disponível para manifestação.
Pressão feita por vereadores que pediram melhorias no trecho
Depois que o local passou a registrar vítimas fatais frequentemente em 2023, uma Comissão Especial foi criada por vereadores de Novo Hamburgo para acompanhar o assunto e cobrar melhorias. Além disso, na época, a Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag) propôs ao Dnit a duplicação da BR-116.
Mortes em 2023
No trecho entre a RS-239 e Dois Irmãos, 14 pessoas morreram no ano passado. No caso mais recente, uma mulher morreu no dia 17 de dezembro no limite entre Novo Hamburgo e Estância Velha. A vítima era passageira de uma motocicleta, que era conduzida por um homem e seguia no sentido capital-interior quando caiu. O condutor de 44 anos ficou ferido e a caroneira morreu no local.