Para facilitar chamados de emergência e a localização de pessoas em situação de risco, a Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul) lançou na quinta-feira (18), em Rolante, o aplicativo Conecte Bombeiros Voluntários.
Através da ferramenta (disponível no sistema Android ou iOS), o usuário poderá cadastrar a localização da própria residência para o caso de precisar pedir socorro.
- LEIA TAMBÉM: Moradores de São Paulo relatam tremor de terra após terremoto no Chile e Argentina; prédio é evacuado
O aplicativo também vai permitir que a pessoa chame a corporação, por exemplo, em um local de acidente, pois há a opção de georreferenciamento dentro da plataforma.
Neste caso, inclusive com a possibilidade de envio de imagens do local da emergência (que pode ser também um incêndio, acidente doméstico ou qualquer outra situação em que se precise dos bombeiros).
Conforme a Voluntersul, o aplicativo, que foi desenvolvido com recursos do Fundo Social da Sicredi Caminho das Águas, funcionará apenas nas cidades que contam com corporações voluntárias. Ao todo, o Rio Grande do Sul possui mais de 50 municípios com corporações de bombeiros voluntários.
Para o presidente da Voluntersul Anderson Jociel da Rosa, a ferramenta vai ajudar a facilitar as solicitações de emergências. “Vai aumentar também a interação da comunidade com os bombeiros voluntários”, destaca.
Além disso, o presidente chama atenção para a possibilidade de emitir alertas através do aplicativo. “Vamos poder emitir alertas de inundações, níveis da água, e bloqueios de vias, pois quem tiver o aplicativo cadastrado no celular receberá ele online”, afirma Rosa.
Segundo dados da entidade, anualmente, são mais de 35 mil ocorrências entre incêndios, acidentes de trânsito, operações de busca e resgate Inclusive aquáticas, acidentes domésticos e diversas outras emergências.
Iniciativa nasceu das dificuldades durante cheias
A iniciativa, segundo Rosa, surgiu após os eventos climáticos do ano passado e a dificuldade da comunidade em fazer o acionamento de socorro. “Normalmente as pessoas não sabem onde estão, não sabem dar um ponto de referência… Mas através do aplicativo vão poder fazer georreferenciamento e saber quando a corporação está saindo da base”, pontua.
O sistema custou cerca de 9 mil reais para ser desenvolvido, que foi pago através da iniciativa da Sicredi Caminho das Águas. “É importante ressaltar o envolvimento da cooperativa do Sicredi, não só com o aplicativo, mas com várias iniciativas que vem apoiando o sistema de bombeiros voluntários como um todo”, completa Rosa.
CONFIRA AINDA: DOENÇA DE NEWCASTLE: Emergência zoossanitária é declarada no RS após vírus infectar aves
Conforme explica o gestor da área de programas sociais da Sicredi Eduardo Glaser, o aplicativo faz parte de um programa que integra o Juntos Pela Comunidade, com caráter social para potencializar iniciativas desenvolvida por entidades, que ocorre todos os anos com a abertura de edital.
“Na edição do ano passado contemplamos 34 projetos, com 78 inscritos. Esse ano, no final agora de julho, abriremos o edital de novo para direcionarmos mais 300 mil reais para as entidades das nossas áreas de atuação”, explica.
Segundo o presidente da Voluntersul, ainda não há prazo para lançamento do aplicativo, pois ainda está em fase de testes, com a correção de alguns erros. “Vai beneficiar de forma direta mais de 1 milhão de gaúchos. Toda pessoa, em qualquer parte do estado, que conte com uma corporação dos bombeiros voluntários poderá utilizar”, reforça Rosa.
LEIA TAMBÉM