Desaparecido desde o dia 9 de dezembro, o poeta e dramaturgo Marcos Vasques, 49 anos, natural de Estância Velha, não será mais procurado pelas equipes de resgate de Santa Catarina. Vasques sumiu após sair para pescar na Praia da Barra da Lagoa, região Leste da Ilha de Santa Catarina.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Na tarde de segunda-feira (18), o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros comunicou à família de Vasques que não fará mais buscas em razão das más condições de navegação, com forte vento nordeste e a ondulação que não permite boa visualização.
Além disso, o protocolo de buscas já foi extrapolado, pois, em período de veraneio, a procura por pessoas desaparecidas no mar é realizada por cinco dias. Por pelo menos nove dias as equipes do GBS, Marinha e Força Aérea procuraram por Vasques, como destacou o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) em nota.
“A Corporação varreu as regiões sugeridas nos planos de busca emitidos pela Marinha do Brasil, envolvendo áreas ao norte, leste e sudeste da Ilha de Santa Catarina, bem como áreas ao norte e dentro da Baía Norte. Todavia, desde o início da operação até a noite do último domingo (17) nada foi encontrado.”
Segundo o informe dado à família, as buscas só serão retomadas caso surjam novas evidências ou vestígios no mar. “Neste sentido, a Corporação permanecerá realizando o monitoramento da condição do mar e do surgimento de novas informações ou indícios para possível realização de novas buscas direcionadas”, afirma na nota o comandante da 1ª Região Bombeiro Militar, coronel Aldrin Silva de Souza.
As equipes trabalham com a hipótese de que o artista tenha sofrido algum revés na embarcação.
Quem é Vasques
Nascido em Estância Velha em 1974, Marco Vasques viveu até completar dois anos de idade no Vale do Sinos, até que a mãe decidiu voltar para sua cidade natal de Imbituba, em Santa Catarina. O pai do artista, um caminhoneiro, faleceu quando ele ainda era recém-nascido.
De acordo com amigos, no dia 9 ele saiu normalmente com sua lancha para pescar sozinho, um hábito que cultivava há alguns anos. O escritor chegou à Marina da Fortaleza da Barra por volta das 17 horas de sábado e anunciou ao responsável pela marina que iria pescar na Ilha do Xavier, que fica a quatro quilômetros da costa de Florianópolis.
Desde então, não se tem mais notícias dele. Conforme a Marinha do Brasil, Marco Vasques é habilitado para pilotar embarcações.
LEIA TAMBÉM