abc+

CALORÃO

BOLHA DE CALOR: Saiba quais cidades gaúchas terão calorão na casa dos 40°C nesta semana

Massa de ar quente e seco que cobre a Argentina vai se deslocar para perto do RS e levar os termômetros para o alto

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 04/02/2024 às 20h:24 Última atualização: 04/02/2024 às 20h:24
Publicidade

O calor intenso que o Rio Grande do Sul vem enfrentando desde a metade da última semana não está perto de acabar. A bolha de calor, ou “domo de calor”, que atua sobre a Argentina a mais de dez dias, segundo a MetSul Meteorologia, vai jogar as temperaturas aqui no Estado ainda mais para cima, com máximas perto e até acima dos 40°C. Esse calorão deve se prolongar em um extenso período de temperaturas altas e acima das médias históricas.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Modelo simula as temperatruras para a quinta-feira (8) | abc+



Modelo simula as temperatruras para a quinta-feira (8)

Foto: REPRODUÇÃO/METSUL

O fim de semana foi tórrido no Estado. Apontando dados de estações oficiais, conforme a MetSul, as máximas neste fim de semana no Rio Grande do Sul foram no sábado (3) de 39,8°C em Quaraí e neste domingo (4) de 39,4°C em Uruguaiana. Fez ainda, neste domingo, 39,1°C em Quaraí; 38,1°C em São Luiz Gonzaga; 37,5°C em Alegrete; e 37,4ºC em Campo Bom.

A perspectiva é de calor a semana inteira. Todos os modelos analisados pela MetSul indicam que as altas temperaturas vão invadir o período de Carnaval. Os dados indicam que na segunda metade desta semana o centro da bolha de calor deve se deslocar gradualmente do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Rio Grande do Sul, “o que fará com que as temperaturas se elevem ainda mais com tardes de calor excessivo”, pontuam os especialistas.

Com isso, a segunda metade desta semana e o período inicial do Carnaval devem ter dias tórridos em algumas localidades. “Várias regiões do Rio Grande do Sul deverão ter marcas perto e acima dos 40°C, inclusive Porto Alegre e a região metropolitana. Os dias mais quentes tendem a ser a sexta e o sábado, quando as máximas próximas ou acima de 40°C devem ser observadas em grande número de municípios, mas já nos dias anteriores se espera muito calor com máximas acima de 35°C em diversas cidades, em especial da Metade Oeste”, aponta a MetSul neste domingo (4).

A causa desse calorão?

O Rio Grande do Sul está sob efeito da grande massa de ar seco e quente que cobre a Argentina com uma bolha de calor, que se denomina também de domo ou cúpula de calor, o que faz com que a temperatura em várias províncias argentinas supere os 40°C a mais de dez dias seguidos.

Esse fenômeno já aconteceu também sobre o território gaúcho. Vejano infográfico a seguir como funciona a blha de calor:

Domo de calor



Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade