Um racha térmico, causado pelo contraste entre uma massa de ar frio e uma massa de ar quente, trará mais temporais ao Rio Grande do Sul nesta semana.
De acordo com a MetSul Meteorologia, uma fria está sobre a Metade Sul e parte do Leste do estado enquanto outra quente age sobre o Noroeste e o Norte gaúcho.
Às 5 horas desta segunda-feira (25), cidades gaúchas registraram mínimas abaixo dos 10°C e outras tiveram marcas acima dos 20°C no horário.
- 7,2°C em Pedras Altas,
- 8,4°C em Herval,
- 8,8°C em Canguçu,
- 9,1°C em Jaguarão,
- 10,8°C em Livramento,
- 12,8°C em Canela,
- 21,1°C em Porto Vera Cruz,
- 20,4°C em Porto Xavier,
- 20,1°C em Horizontina.
Nesta segunda, as máximas ficarão abaixo dos 20°C na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Serra gaúcha.
“Na transição entre estas duas massas de ar, a quente e a fria, atua o sistema frontal de caráter estacionário, que ora avança pouco para Norte, ora pouco para Sul, conforme há o ‘duelo de forças’ entre as duas massas de ar. Ao longo desta frente se estabelece a instabilidade com muitas nuvens e chuva”, destaca o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.
Conforme a MetSul, a chuva se concentra inicialmente no Oeste, no Centro e pontos do Sul e do Nordeste gaúcho. Quanto mais ao Sul do RS, na área mais fria, e mais ao Noroeste gaúcho, na área mais quente do Estado, menor é a probabilidade de chuva.
No decorrer desta segunda-feira é esperado que o ar frio avance mais para o Norte, o que deve estimular chuva em mais pontos da Metade Norte, além da Serra.
Nuvens carregadas se formam com pancadas localmente fortes, raios e trovoadas, e um risco elevado de granizo isolado. Como esta faixa de instabilidade é estreita sobre o Rio Grande do Sul e ora se move um pouco para o Sul e o Norte, em vários pontos a chuva não é contínua e pode se alternar com períodos de menor nebulosidade e aberturas de sol. Porém, esses períodos em que há melhora são breves e logo volta a chover.
Ciclone extratropical se forma nos próximos dias
A MetSul alerta que a chuva não vai dar trégua até quarta-feira (27) e que o aprofundamento de uma área de baixa pressão seguida da formação de um ciclone extratropical na costa do RS vai reforçar ainda mais a instabilidade na terça-feira (26) com chuva intensa e tempestades.
Conforme o centro de baixa pressão se aprofundar, com a posterior formação de um ciclone extratropical na costa, as cidades gaúchas devem ter períodos de vento forte com rajadas localmente intensas entre a terça e a quarta-feira. As rajadas vão passar de 80 km/h em diferentes pontos.
Previsão do tempo para a semana
Na terça-feira, sob efeito da aproximação do ciclone, o Vale do Sinos terá chuva com mínima de 16°C e máxima de 23°C.
Durante a quarta-feira, o ciclone estará configurado na costa e sua circulação de umidade ainda trará chuva na primeira metade do dia. No decorrer da quarta, o tempo começa a melhorar gradualmente e a temperatura varia entre 11°C e 20°C.
Na quinta-feira (28), uma sequência de dias de sol e tempo firme vai iniciar no Rio Grande do Sul. A mínima será de 11°C e a máxima de 22°C na região metropolitana de Porto Alegre.
Na sexta-feira (29) o dia será de tempo firme e terá mínima de 11°C na Grande Porto Alegre. As temperaturas podem subir um pouco mais durante a tarde, passando dos 25°C.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- 25 de setembro de 2023
- bolha de calor
- calor
- CHUVA
- chuvas
- ciclone
- CICLONE EXTRATROPICAL
- granizo
- inmet
- Instituto Nacional de Meteorologia
- inverno
- previsão do tempo
- previsão do tempo em novo hamburgo
- previsão no vale
- previsão tempo
- Rio Grande do Sul
- rs
- segunda quinzena de setembro
- setembro
- TEMPO
- tempo agora
- tempo agora em novo hamburgo
- tempo em novo hamburgo
- tempo no vale
- temporais