A semana será marcada por muito calor no Rio Grande do Sul. O motivo é uma bolha de calor que vai se instalar no Brasil devido a ampliação de uma massa de ar quente. O fenômeno vai tomar conta do País no início desta semana e trazer máximas escaldantes.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
A previsão do tempo indica que marcas extremas já registradas na semana passada vão se repetir. Na última sexta-feira, fez 41,8ºC em Porto Murtinho (MS) e 36,7ºC em Quaraí (RS).
Com a ampliação desta massa de ar quente, a bolha de calor vai predominar sobre uma grande parte das latitudes médias da América do Sul. As máximas ficarão entre 35ºC e 40ºC em um maior número de cidades no decorrer da semana.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Piloto relata os momentos antes da queda de aeronave em Montenegro
Quando começa a bolha de calor?
No início desta semana, o calor será mais intenso em cidades do Oeste do RS. Nesta segunda-feira (13), a Grande Porto Alegre terá temperaturas ao redor de 30ºC. Será a partir de terça-feira (14) que as temperaturas começam a aumentar gradualmente no Estado.
O pico do calor ocorrerá no fim da semana. Entre quinta e sexta-feira, a previsão é de calor excessivo no Rio Grande do Sul com marcas acima de 35ºC em uma grande número de municípios. “A temperatura pode atingir marcas de 36ºC a 38ºC em vários pontos da área metropolitana de Porto Alegre, mas isoladamente nos vales haverá marcas mais altas”, adianta a MetSul. Além disso, no Oeste gaúcho, as máximas podem ultrapassar 40°C.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Calor extremo pode trazer tempestades
Com o a atmosfera aquecida, há chance de tempestades no território gaúcho. A MetSul alerta para condições propícias para temporais isolados com chuva forte, rajadas de vento e granizo, principalmente a partir da quinta-feira.
“Será uma situação parecida com o que se viu na virada do ano, com o calor formando células isoladas de tempestades que isoladamente provocam temporais, alguns fortes e com danos. Não se trata de situação de tempo severo generalizada”, explica a meteorologista Estael Sias.
Serão episódios de instabilidade que acontecem entre a tarde e a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno.
FIQUE POR DENTRO: PIX: Funcionalidade mais aguardada vai eliminar o maior obstáculo na hora do pagamento
O que é uma bolha de calor?
Uma bolha de calor, segundo a MetSul, ocorre quando áreas de alta pressão atuam como cúpulas de calor, e têm ar descendente (subsidência). Uma bolha de calor é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo assim como se fosse uma tampa em uma panela.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags