Desde os primeiros dias de fevereiro, os gaúchos enfrentam dias de calorão acima dos 30°C. Neste fim de semana, por exemplo, quem esteve de olho nas temperaturas pôde se programar para encontrar pontos de refresco, como balneários, cachoeiras e as praias do RS.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Para quem já está sentindo o desconforto das altas temperaturas, o que vem por aí não é muito animador: o decorrer desta semana vai ser quente, em especial na sexta (9) e no sábado (10) de carnaval, quando as máximas ficam ao redor ou passam dos 40°C na região metropolitana e nos vales.
Mas, afinal, o que é esse fenômeno que já elevou as marcas na Argentina e que impacta o Estado? O domo de calor, também conhecido como bolha de calor, ocorre quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma região por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo.
As massas de ar quente se expandem verticalmente na atmosfera, criando uma cúpula de alta pressão que desvia os sistemas meteorológicos – como frentes frias – ao seu redor.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
À medida que o sistema de alta pressão se instala em determinada região, o ar abaixo aquece a atmosfera e dissipa a cobertura de nuvens. O alto ângulo do sol de verão combinado com o céu claro ou de poucas nuvens aquece ainda mais o solo.
Veja no exemplo
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags