VAI FICAI MAIS QUENTE
BOLHA DE CALOR: Evitar desidratação, exposição ao sol e mais; veja dicas para enfrentar o calorão no RS
Fenômeno, também chamado de domo de calor, eleva as temperaturas no solo gaúcho
Última atualização: 06/02/2024 12:51
Esta semana promete muito calor no território gaúcho. Isso acontece em função de uma bolha de calor, também chamada de domo de calor, que atinge o Rio Grande do Sul e que já elevou as temperaturas na Argentina. Por isso, é importante cuidar – e muito! – da saúde nos próximos dias.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Piores dias
A previsão é de que o decorrer desta segunda semana de fevereiro seja de calor até os 35°C, mas dois dias prometem marcas de muito desconforto. Nesta sexta (9) e no sábado (10), os termômetros devem ficar ao redor ou acima dos 40°C na grande Porto Alegre e nos vales.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Cuidados com a saúde
Com as temperaturas passando dos 40°C, é importante ficar atento às recomendações e cuidados para evitar desidratação e exposição ao sol.
De acordo com a médica pediátrica e coordenadora da Emergência Pediátrica do Hospital Regina, Maria de Lourdes Jäger, para se manter hidratado, além de ingerir muita água, é preciso manter uma dieta com alimentos ricos em água e que sejam leves, como saladas e frutas.
"Reduza o consumo de sal. Evite excesso de bebidas alcoólicas. Crianças e idosos devem ter mais cuidados, pois são suscetíveis a desequilíbrios na hidratação, portanto, incentive e ofereça água. Controle a exposição solar e cuide da alimentação, oferecendo alimentos leves e naturais", destaca a médica.
Conforme Maria, a desidratação pode representar riscos à saúde, como queda da pressão arterial, desmaios, convulsões, falência de órgãos e morte. "Os sintomas iniciais da desidratação são sonolência, mal-estar, fraqueza e diminuição do volume urinário.", comenta.
Além de ter atenção com o consumo de água, é importante ficar atento à exposição solar. A médica recomenda o uso de protetor solar adequado e a reaplicação ao longo do dia. "Utilizar chapéus e guarda-sol quando se expor ao sol, evitar banhos quentes, além de evitar a prática de atividades físicas entre às 10 horas e 16 horas. Quando possível, procure lugares com sombra para se exercitar, sempre cuidando do consumo de água e vestimenta apropriada", recomenda.
Colaborou: Kassiane Michel