Uma “bolha de calor” que está há dias na Argentina vai afetar o clima do Rio Grande do Sul até a próxima semana. A previsão é que os próximos dias sejam abafados em todo o Estado. Nesta quinta-feira (9), a máxima é de 33°C na região metropolitana de Porto Alegre. Já na sexta-feira (10), o dia começa com 20°C e pode ter máxima de 33°C novamente. No fim de semana, as temperaturas variam entre 19°C e 34°C. O sol predomina na maioria das regiões, com períodos de maior nebulosidade.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, “a temperatura pode ficar em patamar acima a muito acima do normal ao menos por dez dias”. O período de calor pode se estender até os primeiros dias do outono, que começa no dia 20 deste mês.
Apesar da previsão de temperaturas altas, o RS não deve ter calor tão extremo como em janeiro e no começo de fevereiro. Segundo a MetSul, na semana que vem, pancadas de chuva podem atenuar as máximas. Nem a Serra gaúcha vai escapar do calor, com máximas que devem passar dos 30°C nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM
Chuva de verão
O calor pode estimular a formação de nuvens carregadas e provocar pancadas isoladas. A MetSul explica que os próximos dias poderão ter episódios de chuva de verão. De acordo com Estael, “a combinação de umidade mais elevada com temperatura alta proporciona que as condições se tornem propícias para a ocorrência destas pancadas que, às vezes, ocorrem com elevados volumes em curto intervalo e temporal nesta época do ano”. Conforme a meteorologista, essas pancadas são previstas, principalmente, entre a tarde e a noite.