O monitoramento hidrológico da manhã deste domingo (12) mantém a preocupação com as regiões fortemente afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O volume de chuva das últimas 24 horas impacta grandes rios do Estado que atingem a Serra, Vales e região metropolitana. Em alguns pontos dos Vales o volume chegou aos 120 milímetros. Nos últimos dias, os rios apresentavam redução dos níveis, mas com a quantidade de precipitação em cerca de um dia, as águas voltam a subir.
“Em função dessa chuva volumosa, praticamente todos os grandes rios do Estado apresentam tendência de elevação, com elevações rápidas em cotas de inundação nas bacias dos rios Caí e Taquari, e posteriormente no Jacuí, sendo que as cidades no delta das respectivas bacias ainda estão em cotas de alerta ou inundação.”
O boletim do monitoramento hidrológico destaca também que “nos rios Gravataí e Sinos continua o represamento das águas na confluência dos rios no delta do Jacuí com o Guaíba, com a manutenção dos níveis ainda elevados e retorno da elevação. No baixo rio Uruguai já se observa uma estabilidade e declínio a partir de São Borja”.
Parte do volume registrado nos rios deve desaguar também no Guaíba, que já apresenta elevação. A projeção indica aumento do nível para acima dos 5 metros, conforme a chegada da vazão pelos rios contribuintes e a atuação dos ventos.
Os níveis elevados também estão mantidos na Lagoa dos Patos e com tendências de aumento significativo nos pontos monitorados das regiões costeiras.
CONFIRA: Rios Caí, Sinos e Paranhana voltam a subir em cidades da região
LEIA TAMBÉM