O Dia do Gaúcho, comemorado neste 20 de setembro, foi celebrado com grande estilo no Acampamento Farroupilha de Sapiranga, considerado o segundo maior do Rio Grande do Sul. Logo cedo, no Parque do Imigrante, a fumaça ao redor do Parcão já indicava que os tradicionalistas estavam a postos preparando o famoso costelão assado, um dos ícones da culinária gaúcha.
LEIA: Desfiles tradicionalistas em São Leopoldo e Portão são cancelados devido ao mau tempo
Mas a grande surpresa ficou por conta do Piquete do Velho Maus, que decidiu ousar: assaram meio boi no rolete. Paulo César Castilhos, 49 anos, contou que foi a primeira vez que o grupo realizou essa experiência, e nem a chuva atrapalhou. Sob um gazebo, o assado começou na noite do dia anterior. “Colocamos o ‘bicho’ no fogo às 22 horas de quinta. São 146 quilos de carne, o suficiente para servir bem cerca de 200 pessoas”, relatou Castilhos.
Nos demais piquetes, o tradicional costelão 12 horas, o porco no rolete e a parrilla foram as “estrelas” do almoço. “Aqui, estamos preparando cabeça de porco no tonel. No início, ninguém quer experimentar, mas quando servimos, todos se deliciam. É uma iguaria e tanto”, garantiu Luciano Cardoso, do Piquete Buena Parceria.