PREVISÃO
Biguá é absorvido por ciclone extratropical: Veja como fenômeno afeta o tempo nesta semana
Ciclone Biguá passou pelo RS deixando um rastro de estragos após ventos intensos de até 100 km/h
Última atualização: 16/12/2024 14:38
O ciclone subtropical Biguá passou pelo Rio Grande do Sul, trazendo ao Estado ventos intensos de até 100 km/h, deixando milhares de pessoas sem luz e dois feridos. Agora que ele se afastou, como fica o tempo?
SAIBA MAIS: CICLONE BIGUÁ: Rio Grande do Sul teve vento de 100 km/h, analisa MetSul
Nesta segunda-feira (16), o ciclone Biguá já está atuando no Oceano Atlântico, onde é absorvido por outro, desta vez extratopical. Porém, isso não significa que a instabilidade irá deixar o RS, segundo a MetSul Meteorologia.
Isso porque muitas nuvens cobrem diversas regiões do Estado, principalmente a metade Leste, onde ainda garoa. Pode chover forte ainda hoje, principalmente durante a tarde, mas de forma isolada. Ao mesmo tempo, na Fronteira Oeste e Noroeste, o sol é predominante.
Na Grande Porto Alegre, a máxima na maioria das cidades é de 23ºC nesta segunda-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
E, apesar do ciclone estar se afastando, o Estado continua sob alerta do órgão para chuvas intensas, publicado hoje e válido até terça-feira (17). Já o vento, que deixou estragos no RS, acaba cedendo com o afastamento do ciclone em grande parte do Estado, menos no litoral norte, onde ainda há rajadas esporádicas.
CONFIRA: CICLONE BIGUÁ: O que esperar do ciclone subtropical nesta segunda-feira
Como fica o tempo durante a semana no RS
Terça-feira
Na terça-feira (17), o sol volta a aparecer com nuvens em grande parte do RS. Entretanto, ainda pode haver nebulosidade, e até chuva isolada, nas áreas do Leste e Nordeste.
As temperaturas também irão se elevar no Oeste e Noroeste, chegando perto dos 30ºC em algumas cidades, conforme a MetSul.
FIQUE POR DENTRO: CICLONE BIGUÁ: Rio Grande do Sul tem pelo menos 230 mil clientes sem energia elétrica
Quarta-feira
O sol também predomina no Estado na quarta-feira (18). O tempo aberto irá favorecer o aumento das temperaturas, com vários pontos do Centro para o Oeste e o Noroeste do Estado tendo máximas de 30ºC a 33ºC.
Quinta-feira
Já na quinta-feira (19), a instabilidade volta para o RS, mesmo que o sol apareça com nuvens em alguns pontos do Estado. A chuva começa cedo, a partir da região Oeste, se espalhando pelo território.
Embora não haja tendência de precipitação em todas as cidades, "não se afasta chuva forte isolada e algum temporal localizado", afirmam os meteorologistas.
A previsão é que as temperaturas se elevem na maioria das regiões, com o calor sendo maior entre a Grande Porto Alegre e o litoral norte.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Sexta-feira
Na sexta-feira (20), a previsão da MetSul é de nuvens e chance de chuva, de moderada a forte, nas áreas mais ao Norte do RS, próximas de Santa Catarina.
Nas outras partes do Estado, o sol deve aparecer com nuvens, embora ainda haja nebulosidade. Da tarde para a noite, pode haver chuvas isoladas de verão. A sexta-feira também será abafada, com marcas próximas dos 30ºC em diversas cidades.