FOLIA NA REGIÃO

CARNAVAL: Bicentenário da Imigração Alemã é tema das escolas que desfilarão em São Leopoldo

Desfile oficial ocorre neste sábado, a partir das 21 horas, na Passarela do Samba Tom Astral; corte da folia leopoldense convida para a festa

Publicado em: 01/03/2024 13:48
Última atualização: 01/03/2024 15:46

Um dos mais tradicionais eventos carnavalescos da região tem data e hora marcada neste fim de semana. A partir das 21 horas deste sábado (2) ocorre o Desfile Oficial do Carnaval 2024 de São Leopoldo, na Avenida Dom João Becker, a Passarela do Samba Tom Astral.

Corte leopoldense, formada pela 2ª princesa Thayná Brito, 1ª princesa Marla Selenti, rainha Vanelise da Silva e rei momo Luan Fernandes, convidam para a festa Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

É nela que, durante a noite de sábado e madrugada de domingo (3), seis escolas de samba do município levarão alegria, colorido e samba no pé, contando a história da cidade e destacando o bicentenário da imigração alemã em seus sambas-enredo – o tema foi uma sugestão da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) para as escolas de samba, em função das comemorações pelos 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães à cidade.

O acesso do público ao local é gratuito e arquibancadas já estão montadas para receber os foliões.

A corte da festa, formada pelo rei momo Luan Fernandes, rainha Vanelise da Silva, primeira princesa Marla Deber Selenti e segunda princesa Thayná Brito, convidou para o evento e falou sobre a emoção de representar a folia leopoldense num ano tão marcante para o município.

Expectativa e emoção

“Pra mim está sendo uma honra muito grande ser rei momo de novo em 2024, com a corte do bicentenário”, disse o rei momo, Luan. “Espero agregar mais para a cidade, buscando mais conhecimento e transmitindo para as pessoas, trazendo o povo junto de nós”, acrescentou a rainha Vanelise.

“As expectativas são as melhores possíveis, porque já vimos em Porto Alegre a força do carnaval do interior e poderemos ver aqui, sábado, a força de todas as nossas escolas”, destacou a primeira princesa Marla. “Já estamos entrando para a história. As pessoas já sabem que todas as escolas vão falar sobre o bicentenário e isso deve chamar mais o público para cá”, estima a segunda princesa, Thayná.

Rei Momo, Luan Fernandes
“A gente espera que o nosso desfile de carnaval seja maravilhoso e bombe muito. Espero por vocês!”

Rainha, Vanelise da Silva
“Que a gente possa fazer história na Passarela Tom Astral e espero que todas as pessoas se sintam acolhidas na avenida na noite do dia 2 de março”

1ª Princesa, Marla Selenti
“Vai ser um sábado muito especial. E, pelo bicentenário, estamos aqui para honrar a imigração, não esquecendo as nossas raízes africanas, indígenas e portuguesas”

2ª princesa, Thayná Brito
“As famílias vão prestigiar o nosso desfile. A disputa vai ser muito grande entre as escolas, que vão fazer um lindo carnaval”

Serviço da festa

O desfile do carnaval leopoldense contará com seis escolas participantes, porém, um delas, a Império do Sol, fará sua apresentação sem concorrer ao título – por desfilar no carnaval da Capital, inclusive sendo a campeã da Série Prata em 2024. A previsão é que a primeira escola, a Alambique Leopoldense, entre na avenida às 21h30. Império do Sol, às 22h40, Estação Primeira de São Léo, às 23h50, Acadêmicos Verde e Rosa, à 1h, e Leões da Feitoria, às 2h10, são as próximas agremiações a desfilar. O encerramento do desfile está previsto para as 3h20, com a Imperadores do Sul.

Cada agremiação tem, no mínimo, 40 minutos, e, no máximo, 50, para se apresentar. As escolas de samba serão avaliadas em 11 quesitos, com três julgadores para cada item: Samba-enredo, Tema enredo, Fantasia, Harmonia, Bateria, Casal de Passistas, Mestre-sala e Porta-bandeira, Porta-Estandarte, Evolução, Comissão de Frente, Alegorias e Adereços.

A apuração ocorre no domingo (3), a partir das 16 horas, nas pirâmides do Largo Rui Porto. A entrada é gratuita.

Trânsito

Para o desfile, a Avenida Dom João Becker estará com o trânsito interrompido nos dois sentidos – tanto no acesso pela Avenida Mauá, sentido viaduto da BR-116, quanto no contrário. A partir das 21h de sábado, as ruas José Bonifácio, São Paulo e Flores da Cunha, no trecho entre a Rua Brasil e a Dom João Becker, também estarão fechadas. O fluxo dos veículos será orientado pela Guarda Civil Municipal (GCM). O trânsito deve ser normalizado durante a madrugada de domingo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas