abc+

CULTURA

Biblioteca Vianna Moog completa 82 anos com ações para atrair visitantes e novos leitores

Espaço, no centro leopoldense, tem acervo com mais de 30 mil livros

Renata Strapazzon
Publicado em: 11/11/2023 às 14h:45 Última atualização: 11/11/2023 às 14h:46
Publicidade

Há 82 anos, no dia 10 de novembro de 1941, era criada, por decreto municipal, a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac. O espaço dedicado aos livros e à cultura em São Leopoldo, passou por diferentes endereços e somente 32 anos depois da criação, em 12 de setembro de 1974, foi instalado onde está até hoje, na Rua Osvaldo Aranha, 934, Centro, junto à Praça 20 de Setembro.

Biblioteca está localizada junto à Praça 20 de Setembro



Biblioteca está localizada junto à Praça 20 de Setembro

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

 No local, também estão localizados o Teatro Municipal e o Centro Cultural José Pedro Boéssio. A mudança de nome aconteceu em abril de 2007, quando a Biblioteca passou a chamar-se Vianna Moog, em homenagem ao escritor leopoldense e membro da Academia Brasileira de Letras, Clodomir Vianna Moog.

Com um acervo composto por mais de 30 mil livros e 15 mil usuários cadastrados, a Biblioteca atrai cerca de seis mil visitantes por ano. O público que frequenta o local, segundo a coordenadora da Biblioteca, Cristiane de Moura Sauer, é bastante variado. “Desde estudantes de todas as séries, pessoas de todas as idades”, comenta. Dentre os gêneros mais procurados nas prateleiras, Cristiane diz que o preferido segue sendo literatura estrangeira, seguido de livros espíritas e de autoajuda.

No local, também é possível retirar audiolivros e publicações em braile. “Temos um acervo muito rico e variado e com ações especiais para determinados públicos. Agora, por exemplo, estamos lançando algo novo, que contempla os livros necessários para quem vai prestar vestibular para a UFGRS. Recentemente tínhamos selecionado também material de estudo para o Enem”, diz Cristiane.

Programação de aniversário

Para comemorar as mais de oito décadas de criação da Biblioteca Municipal de São Leopoldo, uma programação especial foi organizada, com ações no local durante o mês de novembro. Uma delas ocorrerá nesta terça-feira (14). Na data estão previstas duas oficinas de histórias em quadrinhos que serão ministradas pelo quadrinista Rafael Fritzen.

As oficinas, que são gratuitas e voltadas a estudantes do Ensino Fundamental, a partir do 6? ano, são também abertas ao público e ocorrerão em dois horários: uma às 9h e outra às 13h30. Com três livros publicados, Fritzen vai falar sobre sua trajetória com os quadrinhos, como funciona o seu processo de criação, além de falar sobre suas obras e o mercado de quadrinhos no Brasil.

A programação de aniversário da Biblioteca prevê, ainda, um torneio de xadrez no dia 25, cuja as inscrições dos participantes ocorrerá a partir do dia 20 pelo site www.bfxc.com.br e contação de histórias no dia 30. A contação de histórias ocorrerá às 9h e às 13h30 e será conduzida por Indiara Tainan tendo como tema ” descolonizar os saberes”.

Como se cadastrar

Para se cadastrar na Biblioteca MunicipaL é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência. Menores de 16 anos precisam estar acompanhados de um responsável. O espaço é aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h30. É possível retirar até três livros por vez. As renovações de empréstimos e reservas são realizadas online, por meio do sistema Pergamum. É solicitada que a reserva seja feita alguns dias antes de vencer o prazo de devolução.

Contatos com a equipe que trabalha no local podem ser feitos pelo telefone 2200-0521, pelo e-mail biblioteca@sãoleopoldo.rs.gov.br ou ainda pelos perfis oficiais da Biblioteca nas redes sociais no Facebook @bpmViannaMoog e no Instagram @bibliotecaviannamoog.

Série de ações para atrair visitantes

Conforme a coordenadora da Biblioteca, Cristiane de Moura Sauer, uma série de ações são realizadas durante todo o ano para atrair visitantes e novos cadastros para o local. Dentre as iniciativas está a sacola literária, organizada pela escritora Vera Hoffmann e que conta com materiais para diferentes faixas etárias. A sacola pode ser levada para casa pelas famílias para desfrutarem da literatura das mais diversas formas.

Cristiane dedicou espaço especial a autores locais



Cristiane dedicou espaço especial a autores locais

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Outra novidade, implementada neste ano, é uma prateleira que destaca obras de autores locais. “Temos aqui cerca de 30 escritores da nossa região, a maioria de São Leopoldo. Para divulgar o trabalho destes autores, temos realizado, também, ações nas nossas redes sociais, apresentando eles ao nosso público e dando dicas de livros”, conta Cristiane.

Para as escolas, a Biblioteca oferece atividades de contação de histórias e visita guiada, que são organizadas e executadas pelas estagiárias Joseane Vaz e Júlia Nunes de Oliveira. Durante a visita, os participantes conhecem os diversos espaços do acervo, como a sala dedicada à literatura infantil, as mesas de xadrez, e o acervo de quadrinhos. Na última sexta-feira (10) a atividade foi realizada com uma turma de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves.

“Nossa equipe é formada por sete pessoas, mas todas muito engajadas com o trabalho e com o desejo de contribuir com a cultura e tornar a nossa biblioteca cada vez mais conhecida e acessível a todos”, afirma Cristiane. Dentro da ideia de levar a literatura a todos os cantos, a Biblioteca mantém o projeto Livros Livre, que distribui obras em espaços públicos da cidade. “Quem pega o livro deve entregá-lo em um espaço público depois”, diz.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade