abc+

NA CAPITAL

BFSHOW: Comemoração e renovação de acordo marcam fim do primeiro dia da feira calçadista

Assinatura de novo convênio entre Abicalçados e Apex Brasil garantirá incentivo para exportações do setor nos próximos dois anos

Eduardo Amaral
Publicado em: 21/11/2023 às 21h:33 Última atualização: 21/11/2023 às 21h:34
Publicidade

O primeiro dia da Brazilian Footwear Show (BFShow), que começou nesta terça-feira (21), encerrou com a assinatura de um novo convênio entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para incentivar as exportações do calçado brasileiro.

Comemoração e renovação de acordo marcam fim do primeiro dia da BF Show | Jornal NH



Comemoração e renovação de acordo marcam fim do primeiro dia da BF Show

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

As duas entidades assinaram uma manifestação de compromisso de renovação do convênio Brazilian Footwear, que deve ser formalizado em janeiro de 2024. O novo acordo já foi aprovado internamente pela Apex e, segundo dados preliminares da entidade, deve destinar cerca de R$ 40 milhões para beneficiar empresas iniciantes e de menor porte na exportação, diversificar mercados, promover produtos sustentáveis do País, priorizar empresas das regiões Norte e Nordeste e promover a equidade de gênero nas indústrias brasileiras e no comércio exterior.

O convênio Brazilian Footwear, que destina investimentos para a promoção do produto brasileiro no mercado externo, teve sua primeira assinatura no ano 2000. O encerramento dele estava previsto para 31 de dezembro deste ano, mas com a renovação, os recursos estão garantidos para o biênio 2024/2025.

Presidente da Abi-Calçados, Haroldo Ferreira destaca a importância deste acordo para os calçadistas do País. “Ele é fundamental para toda a indústria calçadista nacional, para continuar promovendo as exportações do calçado brasileiro”, afirma.

O acordo anterior, válido para 2022/2023, foi de R$ 35,45 milhões. “É uma cadeia que emprega muito, expõe o Brasil positivamente lá fora e é fruto do talento das pessoas”, pontua o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Viana diz que, de todos os acordos firmados entre a Apex e setores produtivos do País, o feito com a AbiCalçados é o mais volumoso em recursos. O dirigente se mostra otimista em relação aos resultados para os próximos anos. “A imagem do Brasil mudou mundo afora, estamos tendo mais facilidade de apresentar os produtos brasileiros e trabalhar as marcas”, projeta.

Comemoração

A assinatura do protocolo de renovação foi realizada durante o jantar de comemoração dos 40 anos da Abicalçados, última atividade do primeiro dia do evento que acontece na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) até quinta-feira (23).

Ferreira destaca que o foco da entidade é seguir incentivando o crescimento do produto brasileiro. “Temos 40 anos de história de auxiliar o desenvolvimento da indústria calçadista nacional. A partir desses 40 anos que estão sendo comemorado com o lançamento da BFShow são novos desafios que estão sendo trazidos para o setor. Cada vez mais o desafio é crescimento do setor, aumentar as exportações e, quiçá, recuperar postos que perdemos de maiores produtores internacionais.”

Já Viana salienta o protagonismo da produção gaúcha na consolidação do setor coureiro-calçadista do País. “Graças ao que temos aqui no Rio Grande do Sul que se espalhou pelo Brasil, mas essa história de sucesso do Rio Grande do Sul ajuda muito o Brasil a ganhar o mundo, principalmente apostando na sustentabilidade”, ressalta.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade