SÃO LEOPOLDO

Bebê que teve infecção após vacina tem alta do hospital; o que diz secretaria da Saúde

Funcionária que aplicou a dose foi afastada preventivamente das funções na sala de vacina da UBS Paim

Publicado em: 12/01/2025 14:11
Última atualização: 12/01/2025 15:26

A bebê que teve uma infecção na perna e que precisou passar por uma cirurgia após receber uma vacina em São Leopoldo ganhou alta do Hospital Centenário na manhã deste domingo (12). Segundo a família, Maya Mavie, de seis meses, está bem, ativa, e apenas com um pequeno corte onde foi feita a cirurgia. 

Maya Mavie, de seis meses, recebeu alta do Hospital Centenário na manhã deste domingo (12) Foto: Acervo Pessoal

Maya começou a apresentar reações no último fim de semana, dois dias depois de receber a segunda dose da vacina meningocócica C (conjugada). No mesmo dia, a menina recebeu, também, a Vip (contra a poliomielite) e a pentavalente.

As doses foram aplicadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Paim, na Vila Paim. Segundo o pai da menina, Janderson Heidt, 27, Maya começou a apresentar reações na perna onde havia recebido a injeção.

LEIA TAMBÉM: ONDA DE CALOR: Temperatura pode chegar a 42ºC nesta semana e autoridades alertam para perigo à saúde

“Ela começou com febre no sábado (4) e no domingo (5) a perna dela começou a ficar inchada. Segunda-feira (6) piorou e levamos ela ao Hospital Centenário, onde descobrimos que a vacina havia sido mal aplicada”, conta Heidt.

Conforme ele, na manhã de quarta-feira (8) a criança precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um dreno no local da infecção.

"Evento extremamente raro"

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo, a funcionária que aplicou a dose foi afastada preventivamente das funções na sala de vacina.

Em nota, a secretaria destacou ainda, que "foi instaurado um procedimento administrativo para investigar o ocorrido e apurar as possíveis causas do evento" e, também, que "a unidade de saúde responsável pelo procedimento foi notificada a apresentar relatórios detalhados, incluindo informações sobre as condições de armazenamento, aplicação e o lote da vacina administrada". 

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE SÃO LEOPOLDO NO WHATSAPP 

Na mesma nota, enviada na semana passada, a secretaria reforça que a vacinação é uma das principais medidas de saúde pública e que eventos adversos graves são extremamente raros. "Pedimos à população que continue aderindo ao calendário vacinal e que procure os serviços de saúde em caso de dúvidas", explica o texto. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas