abc+

SÃO LEOPOLDO

Bebê que teve infecção após vacina tem alta do hospital; o que diz secretaria da Saúde

Funcionária que aplicou a dose foi afastada preventivamente das funções na sala de vacina da UBS Paim

Renata Strapazzon
Publicado em: 12/01/2025 às 14h:11 Última atualização: 12/01/2025 às 15h:26
Publicidade

A bebê que teve uma infecção na perna e que precisou passar por uma cirurgia após receber uma vacina em São Leopoldo ganhou alta do Hospital Centenário na manhã deste domingo (12). Segundo a família, Maya Mavie, de seis meses, está bem, ativa, e apenas com um pequeno corte onde foi feita a cirurgia. 

Maya Mavie, de seis meses, recebeu alta do Hospital Centenário na manhã deste domingo (12)



Maya Mavie, de seis meses, recebeu alta do Hospital Centenário na manhã deste domingo (12)

Foto: Acervo Pessoal

Maya começou a apresentar reações no último fim de semana, dois dias depois de receber a segunda dose da vacina meningocócica C (conjugada). No mesmo dia, a menina recebeu, também, a Vip (contra a poliomielite) e a pentavalente.

As doses foram aplicadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Paim, na Vila Paim. Segundo o pai da menina, Janderson Heidt, 27, Maya começou a apresentar reações na perna onde havia recebido a injeção.

LEIA TAMBÉM: ONDA DE CALOR: Temperatura pode chegar a 42ºC nesta semana e autoridades alertam para perigo à saúde

“Ela começou com febre no sábado (4) e no domingo (5) a perna dela começou a ficar inchada. Segunda-feira (6) piorou e levamos ela ao Hospital Centenário, onde descobrimos que a vacina havia sido mal aplicada”, conta Heidt.

Conforme ele, na manhã de quarta-feira (8) a criança precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um dreno no local da infecção.

“Evento extremamente raro”

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo, a funcionária que aplicou a dose foi afastada preventivamente das funções na sala de vacina.

Em nota, a secretaria destacou ainda, que “foi instaurado um procedimento administrativo para investigar o ocorrido e apurar as possíveis causas do evento” e, também, que “a unidade de saúde responsável pelo procedimento foi notificada a apresentar relatórios detalhados, incluindo informações sobre as condições de armazenamento, aplicação e o lote da vacina administrada”. 

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE SÃO LEOPOLDO NO WHATSAPP 

Na mesma nota, enviada na semana passada, a secretaria reforça que a vacinação é uma das principais medidas de saúde pública e que eventos adversos graves são extremamente raros. “Pedimos à população que continue aderindo ao calendário vacinal e que procure os serviços de saúde em caso de dúvidas”, explica o texto. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade