Nesta quarta-feira (15), familiares se despediram precocemente de uma menina de 1 ano e 11 meses no Vale do Sinos. Ariele Regina Zvetsch Farias morreu após se afogar na piscina da residência onde morava com os pais, no bairro Amaral Ribeiro, em Sapiranga, na noite de segunda-feira (13).
Conforme o socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Maico Graebin, a mãe levou a bebê a uma unidade básica de saúde (UBS), próxima de sua casa, e os funcionários acionaram o Samu. A criança chegou em parada cardiorrespiratória (PCR), por volta das 17h55. “A mãe relatou que encontrou a menina Ariele caída dentro da piscina. A criança se afogou em casa.”
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Homem desaparecido cai 30 metros abaixo de monumento a santo; veja o resgate
Quando chegaram à UBS, Graebin afirma que o médico do posto de saúde estava executando manobras de reanimação. “A equipe do Samu de Sapiranga seguiu com as manobras de reanimação dentro da ambulância com o apoio do médico da UBS e deslocamos com brevidade até o hospital.”
“Foi uma tragédia, que mexe e abala muito com todos nós aqui da equipe. Por mais preparados que somos para atender a qualquer tipo eventualidade que ocorra em nossa cidade, nunca é fácil perder uma criança. Sempre foi e sempre será o pior atendimento para nós”, desabafa o socorrista do Samu.
Em nota, o Hospital Sapiranga diz que “imediatamente, foram realizados todos os protocolos e medidas necessárias para o suporte à vida, apesar de todos os esforços e dedicação dos profissionais envolvidos, a paciente não resistiu”.
VEJA: BOLHA DE CALOR: Inmet emite alerta para tempestades em meio ao fenômeno de calor extremo
A morte foi registrada na Polícia Civil, que encaminhou o corpo da menina para perícia, com o objetivo de confirmar que a morte foi causada pelo afogamento. O delegado Clóvis Nei afirma que ouvirá os familiares para esclarecer como o acidente aconteceu.
ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP
Despedida
A bebê foi velada na Igreja Pentecostal do bairro Oeste e sepultada no Cemitério Amaral Ribeiro, ambos em Sapiranga, na manhã desta quarta-feira.
Adolescente morre afogado em Novo Hamburgo
Na tarde desta terça-feira (14), um adolescente de 14 anos desapareceu enquanto tomava banho com três amigos no Rio dos Sinos, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. O corpo da vítima foi encontrado por volta das 21 horas, por mergulhadores que vieram do litoral norte para auxiliar o Corpo de Bombeiros nas buscas. O menino foi identificado como João Lucas Garcia Souza, morador do bairro onde o afogamento aconteceu.
Dicas de prevenção a afogamentos
– Supervisão constante: Crianças devem estar sempre acompanhadas por um adulto responsável ao redor de piscinas e outras áreas aquáticas. Mesmo na presença de guarda-vidas, a atenção não pode ser negligenciada.
– Barreiras físicas: É recomendado que piscinas tenham barreiras físicas, como cercas com portões trancados, para evitar acesso não supervisionado.
– Precauções adicionais: Em locais como clubes, hotéis e pousadas, certifique-se de que há presença de guarda-vidas. Tenha um telefone carregado e com sinal disponível para emergências.
– Ambiente doméstico seguro: Mantenha portas de áreas de serviço e banheiros sempre fechadas, e recipientes como baldes e bacias virados para baixo para evitar acidentes, já que mesmo com pouca água, dependendo do tamanho da criança, isso apresenta riscos.
LEIA TAMBÉM