Obras de prevenção a enchentes serão anunciadas nesta terça-feira (30) em reunião do governo federal com prefeitos gaúchos. O Rio Grande do Sul receberá um aporte de R$ 6,5 bilhões do PAC Seleções.
Nesta manhã, em entrevista à Rádio Gaúcha, os ministros da Casal Civil, Rui Costa, da Reconstrução, Paulo Pimenta, do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, e das Cidades, Jader Filho, detalharam parte das medidas que serão adotadas.
LEIA TAMBÉM: Recursos de R$ 6,5 bilhões do governo federal serão destinados para obras em cidades como Igrejinha e Canoas; entenda
Entre as ações, estão a batimetria de rios e demais corpos d’água. “Nós estamos contratando agora um amplo estudo para fazer a batimetria em todas as lâminas d’água aqui do Rio Grande do Sul. Da Lagoa dos patos, do Guaíba e todas as outras bacias. São 770 quilômetros”, afirmou Rui Costa.
FIQUE DE OLHO: AEROPORTO SALGADO FILHO: Data para retorno de pousos e decolagens é confirmada pela Fraport
A batimetria permite que seja analisada a altura em que está o solo embaixo do rio ou lago. Assim, é possível compreender como está sua navegabilidade e capacidade de recepção de água, pois o assorreamento diminui a capacidade dos corpos d’água.
O ministro da Casa Civil disse, ainda, que será realizada a análise digital de todo o relevo do RS, com auxílio de aviões.
Todo as ações buscam, segundo o governo, detalhar e planejar intervenções para garantir um sistema que garanta a segurança das pessoas durante episódios de chuva, como o de maio deste ano.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- analise digital do relevo
- analise do relevo com aviao
- anlise de relevo
- batimetria
- batimetria dos rios
- Campo Bom
- canoas
- CATÁSTROFE NO RS
- Enchentes
- Igrejinha
- metroplan
- nova santa rita
- NOVO HAMBURGO
- obras
- PAULO PIMENTA
- PREVENÇÃO CONTRA ENCHENTES
- RIO DOS SINOS
- Rio Grande do Sul
- rui costa
- SÃO LEOPOLDO
- SEMINÁRIO DESAFIO DA REGIÃO METROPOLITANA
- tempestade
- TRAGÉDIA DE MAIO
- vale do paranhana
- Vale do Sinos