MELHORIAS
Base de asfalto para alargamento da pista do aeroporto de Canela está sendo concluída
Trabalho deve ser finalizado até o final do mês de novembro, o que permitirá pousos e decolagens de aviões de médio porte; veja as fotos
Última atualização: 01/11/2024 11:49
As obras para melhorias no aeroporto de Canela estão seguindo em ritmo acelerado. Fechado desde a segunda-feira, dia 28, o local se prepara para ter um novo patamar de operação. A principal intervenção é na pista, que será alargada e, com isso, terá a possibilidade de receber aviões de médio porte.
AUMENTO: Reajuste salarial dos trabalhadores da hotelaria e gastronomia de Gramado pode chegar a 6,5%
Atualmente, a pista do aeroporto possui 18 metros de largura e passará para 30. Com essa nova dimensão, serão possíveis pousos e decolagens de aeronaves com até 72 passageiros. Durante esta semana, a equipe de obras está finalizando a base, que, posteriormente, receberá cinco centímetros de asfalto. Toda a pista também será recapeada.
Na manhã da quarta-feira, dia 30, membros da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estiveram no aeroporto para conferir o andamento das obras. A visita foi acompanhada por empresários da região.
O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, aponta que a retomada dos voos em Canela será no final de novembro e que o evento de reabertura deve contar com a participação de ministros do governo federal.
MAIS DE 6 MIL ALUNOS: Merendeiros auxiliam nos bons hábitos alimentares dos estudantes de Gramado
O superintendente de engenharia da Infraero, Adélcio Guimarães, destaca que, nesta primeira etapa, ainda, será realizada a sinalização da pista e a instalação do Papi, um instrumento que auxilia os pilotos na hora do pouso.
As próximas fases das intervenções no aeroporto compreendem obras de drenagem, construção de mais hangares, aumento do pátio e do estacionamento. Um novo terminal de passageiros será construído. O projeto será doado por empresas e entidades da região à Infraero, que fará o estudo de viabilidade. O terminal deve ter em torno de 3 mil metros quadrados. O investimento no local deve ultrapassar os R$ 20 milhões.
MERCADO DE TRABALHO: Feira de empregos em Gramado vai oferecer mais de 250 vagas em empresas
Presidente acredita em utilização mais executiva
Em sua terceira passagem pela Infraero, Rogério Barzellay cita que recebeu a missão de buscar a regionalização dos aeroportos.
“Estamos começando um novo momento da Infraero, que é o de fomentar os aeroportos regionais. Em um destino turístico como a Serra gaúcha, não ter uma ligação aérea, seja de que maneira for, no nosso entendimento, é um atraso”, avalia.
O presidente frisa que acredita que o aeroporto de Canela terá um papel mais de aviação executiva do que comercial. “Estamos pensando em criar uma linha não regular de táxia-éreo”, adianta, complementando que está nos planos começar o estudo para analisar a possibilidade de aumentar a pista também em extensão, passando de 1.260 para 1.420 metros.
No momento, Rogério informa que não há previsão de instalação de um ILS, sistema que possibilita o pouso de aeronaves mesmo com baixa visibilidade, em casos de neblina, por exemplo. Ele explica que o equipamento está na casa dos milhões de reais e que seria preciso uma movimentação que justificasse o investimento.
Interesse das companhias aéreas
Representante do governo federal, Milton Zuanazzi reforça que existe interesse das companhias aéreas Azul e Latam em operar em Canela.
Pela logística, a expectativa é que, em breve, existam voos diretos entre a Serra e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O tempo aproximado da viagem seria de duas horas. “As empresas têm interesse na região e a gestão da Infraero dá mais confiança para a operação”, alega. As companhias aéreas possuem autonomia para definir em quais aeroportos operar e também os horários.
Milton explica que, a partir da decisão, é necessário encaminhar uma solicitação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).