CRISE AÉREA
Base Aérea de Canoas vai funcionar 24 horas por dia; veja a partir de quando
Slots estão sendo distribuídos pela Anac; nesta quinta, avião da Azul não conseguiu pousar por falta de espaço no pátio
Última atualização: 12/07/2024 16:02
A volta dos procedimentos de embarque e desembarque de passageiros para o terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, vai viabilizar o aumento no número de voos comerciais que chegam e saem da Base Aérea de Canoas (Baco).
LEIA TAMBÉM: O que aponta o laudo sobre as condições da pista do Salgado Filho e qual o plano da Fraport
A unidade militar recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar operações 24 horas por dia, o que vai ampliar o número de pousos e decolagens. Serão até 26 operações diárias.
VEJA ESSA: Peças gigantes importadas da Itália para a reforma do Salgado Filho chegam ao RS
Segundo a Anac, a mudança deve acontecer em até dez ou 15 dias, no máximo. A Anac já está distribuindo os slots (autorizações de voo) entre a companhias. Os novos voos serão autorizados para o período entre 21 horas e 7h30.
A ampliação visa minimizar os impactos negativos para o transporte aéreo de passageiros e de cargas ocasionados pela suspensão, por tempo indeterminado, das operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A expectativa é que na próxima segunda-feira (15) a Fraport apresente um plano de retomada dos voos em Porto Alegre.
SAIBA MAIS: Aeroportos de Canela e de Torres serão administrados pela Infraero
O início das operações extras depende de ajustes na logística de transporte terrestre de passageiros e bagagens entre o terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a base militar de Canoas, bem como da oferta de novos voos pelas companhias aéreas.
Nesta semana a concessionária Fraport, que responde pelo Salgado Filho, anunciou o retorno das operações de solo para o local. Embora o primeiro pavimento do terminal esteja limpo, a movimentação será no segundo e o terceiro pavimento. Os passageiros serão levados de ônibus para a Base Aérea.
Também nesta semana um avião da Azul que havia decolado de Campinas (SP) com destino a Canoas não conseguiu pousar porque havia um avião da Latam no pátio. A aeronave acabou retornando para Campinas.