PEIXE DOURADO

Barco-escola leopoldense chega a Porto Alegre e agora aguarda permissão para navegar

Embarcação deve permanecer na capital para receber a licença de operação e navegabilidade da Marinha; depois de autorizado, será conduzido pelo Rio dos Sinos até São Leopoldo

Publicado em: 28/11/2024 15:05
Última atualização: 28/11/2024 15:35

Depois de vencidos os trâmites de transporte por via terrestre, o Barco-Escola Peixe Dourado chegou a Porto Alegre no começo da tarde desta quinta-feira (28), e se encontra embarcado na carreta da transportadora nas proximidades da Arena do Grêmio, em uma empresa de extração de areia, segundo informações da Prefeitura de São Leopoldo.

Representantes da prefeitura leopoldense foram à capital para inspecionar o barco-escola Foto: Lisandro Lorenzoni/Prefeitura de São Leopoldo

"Entre sexta-feira e final de semana, a Indústria Naval Catarinense Ltda, construtora da embarcação, fará a instalação de equipamentos como hélices, mastros e guarda-corpo, que foram retirados para facilitar o transporte, e o Barco-Escola será testado no Lago Guaíba no começo da semana que vem", especificou o texto enviado pela Superintendência de Comunicação (Scom) da Prefeitura. 

LEIA TAMBÉM: Programas pós-cheias auxiliaram mais de 1,6 mil micro e pequenas empresas leopoldenses

Licença de operação e navegabilidade

O barco saiu de Torres (RS) às 8h45 de hoje. Foi uma longa jornada. A embarcação partiu de Itajaí (SC) no dia 4 de novembro, sendo escoltado por batedores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) até Torres, onde permaneceu aguardando a autorização de transporte do último trecho até Porto Alegre.

Agora, a embarcação deve permanecer em Porto Alegre para receber a licença de operação e navegabilidade da Marinha, que fará a inspeção da estrutura, análise da documentação e dos equipamentos de navegação e segurança, dentre outros. "Assim que autorizado pela Marinha, o Barco-Escola estilo catamarã será conduzido pelo Rio dos Sinos até ser atracado no píer do Museu do Rio em São Leopoldo. A duração do percurso será de 6 horas, dependendo da vazão do rio. O ato de inauguração da embarcação deve ocorrer em data a ser divulgada oportunamente", informou a Scom. 

A equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo (Semmam), composta pela secretária Jussara Lanfermann, do coordenador técnico do Observatório de Mudanças Climáticas, Everson Gardel, do ex-secretário da Semmam e vereador eleito, Anderson Etter, e do chefe do Monitoramento Ambiental, João Chaves, receberam o barco e realizaram uma inspeção na tarde desta quinta-feira.

CONFIRA: Entenda o pacote de cortes do governo que mexe no imposto de renda, impostos para ricos, abono salarial e salário mínimo

Barco-escola

O barco no estilo catamarã foi construído pela Indústria Naval Catarinense Ltda, de Navegantes (SC), com 66 lugares e formato de sala de aula e vai funcionar como espaço para educação socioambiental sobre o Rio dos Sinos, pesquisa, ecoturismo, controle e fiscalização ambiental.

A embarcação tem 18 metros de cumprimento, 7 metros de largura e 4,5 metros de altura. O barco teve um custo de cerca de R$ 5,1 milhões pagos com recursos do município e do Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fundema).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas