PRESENTE PARA COMEMORAR A DATA

Banda 50 Tons de Pretas confirma lançamento de novo disco no Dia da Consciência Negra

Dejeane Arruée e Graziela Pires publicaram nas redes sociais do grupo que o segundo disco sairá do sonho para virar realidade

Publicado em: 20/11/2023 11:27
Última atualização: 20/11/2023 11:29

O Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira (20), é comemorado de uma forma especial pela banda 50 Tons de Pretas. Dejeane Arruée e Graziela Pires publicaram nas redes sociais do grupo que o segundo disco sairá do sonho para virar realidade.


Grazi e Dejeane formam o 50 tons de Pretas Foto: Ricardo Lage/Divulgação

Desde fevereiro, quando souberam que tinham sido contempladas com patrocínio nacional do Natura Musical 2023, tiveram que mobilizar a sociedade para chamar a atenção da Secretaria Estadual de Cultura (Sedac) e o Conselho Estadual de Cultura (CEC) para que conseguissem a liberação dos recursos.

Para acessar os recursos via Lei de Incentivo à Cultura, era necessário a aprovação dos órgãos. No entanto, houve empate entre projetos e o critério do Conselho para desempate foi priorizar projetos de cidade que não tiveram alguma atividade via LIC no último ano.

A mobilização com a sociedade deu certo. Na sexta-feira (17) foi assinado o contrato com Natura Musical que dará andamento ao projeto de um disco novo de oito faixas inéditas, com lançamento em Porto Alegre e São Paulo. 

"Estamos finalizando os processo burocráticos. A banda planeja para 2024 o disco novo para explorar o segundo semestre de 2024, com uma turnê por Brasil, começando por São Paulo e depois outros estados", frisa.

Perfil

O novo disco, que terá o título Tira o Teu Racismo do Caminho, terá músicas da referência da banda e parcerias que são guardadas a sete chaves porque são surpresa. "Podem esperar a característica mistura que a gente gosta de fazer de Música Preta Brasileira", comenta Graziela.

50 Tons de Pretas

A banda 50 Tons de Pretas está na estrada desde 2017, quando surgiu em Campo Bom. Sua trajetória inclui o espetáculo "A mais pura verdade", indicado ao prêmio Açorianos de Música, na categoria Melhor Espetáculo em 2019.

No ano seguinte teve o lançamento do primeiro disco 'Voa', que ganhou no Prêmio Açorianos de Música 2021, como Melhor álbum MPB, melhores intérpretes e melhores compositoras, destacando que foi um aspecto inédito para o prêmio foi o fato de três troféus concedidos para duas artistas pretas. Em 2021, as Pretas lançaram o EP 'Então Vem', com músicas que ganharam troféus em festivais nacionais no Paraná e Minas Gerais.

Projeto

Na terça-feira (14) da semana passada, a Assembleia Legislativa aprovou projeto 469/2023 que trata sobre o Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais (Pró-Cultura), da Sedac. A iniciativa, que ainda depende da sanção do governador Eduardo Leite, prevê avaliação e o julgamento de projetos culturais que buscam recursos da LIC e do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) com comissões de seleção e não mais pelo CEC e comissões julgadoras, como ocorre atualmente.

Confira o anúncio

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas