abc+

NÍVEIS DESÉRTICOS

Baixa umidade relativa do ar no RS supera a do deserto do Atacama

Grande parte do território gaúcho enfrentou uma terça-feira com índices abaixo dos 30%. Umidade relativa do ar também deve ser baixa nesta quarta-feira

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 25/01/2023 às 09h:01 Última atualização: 22/01/2024 às 10h:20
Publicidade

O Rio Grande do Sul atingiu níveis desérticos na terça-feira (24). Durante a tarde, grande parte do território gaúcho teve índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30%, caindo para 10% a oeste do Estado, onde as máximas ultrapassaram os 40°C. No Vale do Sinos, a cidade com menor umidade relativa do ar foi Campo Bom, que alcançou a marca de 22%.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o RS estava mais seco do que o principal aeroporto da região do Atacama, onde, às 15 horas, no horário de Brasília, a umidade relativa do ar era de 32% no aeroporto de El Loa, em Calama, no Chile. O deserto no país vizinho é uma das áreas mais áridas da América do Sul e do planeta. O ar muito seco favoreceu a elevação das temperaturas.

RS alcançou níveis desérticos na terça-feira



RS alcançou níveis desérticos na terça-feira

Foto: Reprodução/MetSul

O que esperar nesta quarta-feira

Muitas cidades do RS terão amplos períodos de céu claro nesta quarta-feira (25). No entanto, as nuvens se formam no decorrer do dia na maioria dos municípios, sobretudo nas metades oeste e norte. De acordo com a MetSul, a massa de ar já muito quente sobre o Estado ganha ainda mais força e a umidade voltará a ser muito baixa durante a tarde.

Calor extremo segue no fim de semana

Os prognósticos da estação meteorológica apontam para uma intensificação do calor no Rio Grande do Sul entre esta quarta e a sexta-feira (27) à medida que a massa de ar quente ganha força sobre o território gaúcho, elevando tanto as mínimas à noite como as máximas durante a tarde.

Na sexta-feira, o núcleo do ar mais quente vai atuar entre a região metropolitana, os vales, a Serra e o litoral norte com significativos desvios da temperatura máxima em relação às médias históricas de janeiro, segundo a MetSul. As máximas à tarde devem ficar até 10ºC acima da climatologia normal desta época do ano. 

No fim de semana, o desconforto deve predominar, com abafamento e calor intenso. As temperaturas devem passar facilmente dos 40ºC em muitas cidades.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade