FRIO VOLTOU
Baixa cobertura vacinal para crianças se torna alerta para a Saúde em Canoas
Apenas 16,7% das crianças receberam a vacina da gripe no município; Secretaria da Saúde orienta população em relação aos atendimentos pediátricos
Última atualização: 26/03/2024 14:51
Após uma semana de calor, o frio voltou ao Rio Grande do Sul e com ele os problemas respiratórios. Em Canoas a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta para a importância da imunização contra a gripe, liberada para toda a população com mais de seis meses de idade. Conforme a SMS, a imunização reduz a gravidade da doença, impedindo o desenvolvimento de quadros severos. Um exemplo é a síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Conforme dados da SMS, das 25.816 crianças entre seis meses e seis anos, apenas 4.418 se vacinaram contra a gripe, ou seja, 16,70%. Com a superlotação das emergências pediátricas em Porto Alegre, o secretário da Saúde, Felipe Martini, explica a importância da população utilizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Estamos fortalecendo as clínicas, envolvendo recursos humanos e financeiros.”
A fala do secretário vai de encontro ao que pensa o presidente do Sindicato Médico do RS (Simers), Doutor Marcos Rovinski. “As UBS são pouco resolutivas e por isso as emergências pediátricas estão superlotadas em Porto Alegre. É necessário fazer diferente para que não aconteça o mesmo em Canoas.”
Atendimentos
Os atendimentos, segundo a SMS, são feitos em toda a rede de saúde do município. Para casos mais leves, como resfriados, por exemplo, a indicação é que uma UBS seja procurada. Já em situações mais graves, a população deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Rio Branco e Guajuviras. Já o Hospital Universitário vai atuar como retaguarda, sendo destinado exclusivamente para encaminhamentos feitos pelas UPAs e também pelo Samu.
Conforme a administração do HU, atualmente os 10 leitos pediátricos estão ocupados e a reforma de outros 10 já está planejada pela instituição.
Onde se vacinar
Os canoenses podem se vacinar de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde do município, das 8 às 17 horas, e na Central de Vacinas, das 7 às 19 horas (para população acima de 12 anos). Aos sábados, a imunização ocorre na UBS Santa Isabel e no evento Prefeitura na Rua. Para se vacinar, basta apresentar o CPF ou o cartão do SUS.
Não são apenas as crianças que devem se imunizar. Cerca de 77 mil pessoas foram imunizados contra a gripe na cidade, o que corresponde a 46,35% da meta, que é atingir pelo menos 90% da população apta a receber a dose. "É muito importante para enfrentar as doenças respiratórias que são muito rigorosas", completa Martini.