Os resultados alcançados com a primeira fase do Cidade Empreendedora – programa do Sebrae que a Prefeitura de São Leopoldo aderiu em 2021 -, motivaram o Poder Executivo a seguir investindo em ações e capacitações focadas em empreendedorismo, para gerar oportunidades de renda, emprego e qualificação para o trabalho.
Nesta quarta-feira (20), no gabinete do prefeito, ocorreu a assinatura do 2º ciclo do programa, que entre outras iniciativas, prevê o desenvolvimento do Distrito Criativo no bairro Rio dos Sinos. Também ocorreu a prestação de contas da primeira fase do Cidade Empreendedora.
“Avalio os resultados em São Leopoldo de forma extremamente positiva. A gestão pública realmente levou muito a sério o programa”, destaca o gerente do Sebrae Sinos, Caí e Paranhana, Marco Copetti.
Desburocratização
Segundo Copetti houve uma série de implementações de melhorias de processos, melhorias na organização interna e eficiência no trato da gestão pública, principalmente no eixo da desburocratização que é o eixo relacionado a Sala do Empreendedor, e também no eixo de compras públicas. “Nestes dois eixos houveram mudanças muito significativas de forma a impactar mesmo a gestão pública na melhoria da sua relação com a comunidade empreendedora do Município.”
A Sala do Empreendedor é hoje referência não só na região, mas no Estado e, recentemente, recebeu o Selo Diamante, em evento na capital. “São resultados consistentes e surpreendentes. Não foi um processo fácil, foi um trabalho complexo porque mexe com servidores, com culturas arraigadas,” destaca o gerente do Sebrae.
Agilidade
O Selo Diamante, entre outras melhorias, é resultado da eficiência no setor de Alvarás. Hoje, há agilidade na emissão de alvarás. O prazo que em 2021, em média, era de cinco meses, passou agora para sete horas. A segunda fase do programa Cidade Empreendedora trabalhará os eixos inovação e turismo. As ações serão focadas na economia criativa.
Atuação neste sentido ocorrerá no bairro Rio dos Sinos, em trabalho do Sebrae, juntamente com a Prefeitura. Também se fará a conexão dos ecossistemas locais de inovação, fortalecendo eixos estratégicos de desenvolvimento.
O que é e como funciona um distrito criativo
Conforme o Sebrae, os setores criativos têm atividades produtivas, um ato criativo gerador de um produto, bem ou serviço, que resulta na geração de renda, empregos e, consequentemente, em desenvolvimento. “É um local onde se concentra uma série de atividades culturais e empreendedoras”, explica Copetti.
“Eu vou dar um exemplo: o bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo, tem museu, tem gastronomia, tem feiras no fim de semana, empreendimentos voltados para cultura e arte, espaços de convivência. Isso é distrito criativo, é economia criativa. É promover a cultura e empreendedorismo no mesmo espaço, criando uma identidade de lazer, de cultura, de turismo e onde as pessoas se sentem bem e amparadas.”
Case de sucesso no Estado
“Foi extremamente positivo, superou as expectativas”, afirma o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel sobre a primeira fase.
“Os eixos desburocratização e compras públicas se tornaram case de sucesso no Estado. Avançamos enormemente nos nossos processos.” O segundo ciclo iniciará em janeiro. O valor do projeto é de cerca de R$ 400 mil, sendo 50% subsidiado pelo Sebrae.
Principais resultados da primeira fase
A Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Sedettec, oficializou a sua participação no Cidade Empreendedora em agosto de 2021. A primeira fase, que se encerrou após mais de dois anos de ações, como capacitações, cursos, consultorias e pesquisas, entre outros, teve resultados expressivos no eixo desburocratização. Houve a implantação do sistema integrado para emissão de alvarás on-line e da Lei da Liberdade Econômica.
Teve ainda a implementação do Tudo Fácil Empresas que possibilita a abertura de empresas em 10 minutos. Melhorias e processos que garantiram neste ano o Selo Diamante para a Sala do Empreendedor. A premiação é uma parceria entre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e do Sebrae RS. A primeira fase do programa Cidade Empreendedora teve ainda ações nos eixos educação empreendedora, liderança, e compras públicas.
Prefeito destaca empenho
O prefeito Ary Vanazzi, parabenizou os servidores municipais pelo empenho para alcançar os resultados e também destacou o trabalho do Sebrae. “Além da nossa equipe que se esforçou muito, tenho que ressaltar a persistência e o trabalho do Sebrae. Estão todos de parabéns.” No 27 de novembro, o Sebrae também havia apresentado ao prefeito o projeto do Distrito Criativo, que deverá desenvolver o bairro Rio dos Sinos. Inicialmente será feito uma pesquisa e um diagnóstico.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags