abc+

CHUVARADA ISOLADA

Bairro Rio Branco tem acumulado de chuva de 47,8 milímetros em 15 minutos

Precipitações ocorreram acima do normal na região

Publicado em: 02/01/2024 às 17h:41
Publicidade

Na tarde desta terça-feira (2), a região do bairro Rio Branco teve um acumulado de chuva de 47,8 milímetros (mm) em questão de 15 minutos. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), as precipitações acima de normal foram registradas pouco antes das 15 horas.

Vias foram sinalizadas pela Diretoria de Trânsito



Vias foram sinalizadas pela Diretoria de Trânsito

Foto: Defesa Civil/Divulgação

Ainda segundo o Eclima, Rio Branco foi o bairro que teve maior volume com 47,8 mm, seguido dos bairros Fátima (14,8 mm), Estância Velha (13.6 mm), Niterói (6.3 mm), Marechal Rondon (3.4 mm) e Mato Grande (2.4 mm). A média histórica de precipitações para o mês de janeiro em Canoas é de 120,7 mm.

O secretário municipal de Obras de Canoas, Marco Oliveira reforça que todas as Casas de Bombas operam normalmente. “Foi um evento atípico de chuva muito intenso em um curto espaço de tempo. Todas as casas de bomba estão operando e não apresentaram problemas. O fato é que as redes de microdrenagem não deram conta de toda essa água para que fosse até as valas de macrodrenagem”, afirma.

Os volumes de chuva resultaram em transtornos com alagamentos nas ruas Hermes da Fonseca, Cairú, Nicolau Seibel, Paes Lemes, e nas avenidas Mauá e Guilherme Shell.

Os locais foram respectivamente sinalizados pela Diretoria de Trânsito e as demandas foram sanadas pelas equipes da Prefeitura de Canoas. Não foram registradas intercorrências de maior gravidade e as medidas para sanar o problema foram tomadas.

Previsão do tempo

Na Capital, ao lado de Canoas, também foram registrados volumes muito altos de chuva. Conforme informações da a MetSul Meteorologia, o temporal típico de verão trouxe chuva torrencial para Porto Alegre, Canoas e Alvorada, com alagamentos em vários pontos e outros transtornos.

O temporal de chuva intensa foi consequência da combinação de calor e umidade após uma manhã que teve sol e períodos de muitas nuvens.

O que impressionou foi a intensidade da chuva. As taxas instantâneas de precipitação foram altíssimas.

Nem no ciclone de junho do ano passado, no maior evento de chuva do ano, em curto período em Porto Alegre, choveu tão intensamente.

Foram marcas de 30 mm a 50 mm em meia hora, em alguns pontos da zona Norte e das áreas entre a Carlos Gomes e o shopping Iguatemi, que concentraram os mais altos volumes.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade